Aracaju, 21 de janeiro de 2022

Boquim consegue “Prêmio Prefeito Empreendedor” com projeto social (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O município de Boquim foi um dos três vencedores estaduais da 8ª edição do “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor”, cujo resultado foi revelado na manhã da última terça-feira, dia 25, e garante passaporte para a etapa nacional que, segundo o Sebrae, objetiva contemplar “prefeitos municipais de todo o Brasil e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, PE, que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município”. Além de Boquim, foram selecionados os municípios de Lagarto e Campo do Brito.

Ao todo, estes três municípios concorreram com mais 15 projetos apresentados por outras 17 unidades municipais sergipanas. Boquim ganhou na categoria “Inovação e Sustentabilidade”, com o projeto “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis”, que retirou das lixeira municipal uma enorme quantidade de pessoas e as colocou numa cooperativa de reciclagem. Nela, segundo Verônica Fernandes Passos, superintendente Consórcio Sul e Centro de Saneamento Básico de Sergipe, estão envolvidos diretamente cerca de 15 boquinenses que obtém remuneração média de um salário mínimo mensal. Lagarto sagrou-se vencedor na categoria “Melhor Projeto de Desburocratização e Formalização”, com o “Lagarto Investe”. Já Campo do Brito ficou com “Pequenos Negócios do Campo”, lastreado no projeto “Casas de Farinha Comunitária: Uma alternativa Sustentável que fixou o agricultor a terra”.

“Esta distinção de Boquim e do seu projeto pelo “Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor” nos deixa a todos nós da gestão municipal muito felizes. Apesar de a premiação trazer o nome “prefeito”, ela é uma distinção que contempla muita gente. E é, também, a prova de que é possível fazer algo de muita importância e de muito significado pela coletividade com projetos simples e funcionais. É o momento que temos para mostrar o que a Prefeitura está fazendo para estimular o empreendedorismo no município. Nos sentimentos confortáveis ao ver que as pessoas do “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis” vivem de forma digna, geram renda e são empreendedores. É disso que os municípios e o país precisam”, diz o prefeito Jean Carlos Nascimento, do PSD.

O Sebrae de Sergipe, cujo Conselho Deliberativo é presidido pelo empresário Gilson Figueiredo, levou em conta que “o projeto “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis” de Boquim visa favorecer a organização e a sustentabilidade dos catadores de materiais recicláveis e o fortalecimento da cooperativa, fomentado sua inclusão social, geração de renda e mudanças da qualidade de vida”. De acordo com o Sebrae, o projeto “desenvolve ações de cidadania, prevenção à saúde, formação continuada e assistência social junto à cooperativa de catadores de materiais recicláveis”. “É exatamente este o objetivo”, concorda a superintendente do Consórcio Verônica Fernandes Passos.

Os três municípios vencedores na etapa estadual sergipana estão automaticamente classificados e inscritos para a disputa nacional juntamente com os vencedores dos demais Estados e do Distrito Federal, cuja premiação será realizada no próximo dia 10 de maio. “Nós entendemos que o alcance social do projeto “Inclusão Produtiva e Sustentabilidade dos Catadores de Materiais Recicláveis” desenvolvido em Boquim é muito importante e nos permite sonhar com a premiação nacional. Que ela venha”, diz o vice-prefeito de Boquim, Cloves Trindade.

Por: Jozailto Lima

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Acusado de ser um dos principais traficantes de drogas do bairro América morre após troca de tiros com policiais
Diretoria regional da OAB/SE toma posse no município de Estância
Em Aracaju, 56% dos idosos internados por covid estão com dose de reforço atrasada
CAASE debate saúde mental do advogado e promove ação social