Aracaju, 28 de setembro de 2021

Caravana da Saúde Aracaju realiza 264 testes rápidos na feira do augusto Franco (Foto: Ascom/SMS)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na noite desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, levou a Caravana da Saúde Aracaju para a feira do conjunto Augusto Franco. A ação, que envolveu equipes do Programa Consultório na Rua, da Unidade de Saúde Augusto Franco e do Programa de DST/Aids, teve o objetivo de levar serviços básicos de saúde e orientação à população, além de distribuir panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Por meio do CTA Itinerante, os profissionais realizaram testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.  Ao todo, foram realizados 264 exames.

O secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, acompanhou a ação e informou que esse projeto de levar os serviços de saúde para feiras de Aracaju terá continuidade. “Nosso objetivo é ir até a população, levando os serviços de saúde para todos, pois saúde é uma prioridade. A cada semana estaremos em um bairro diferente para que toda a população aracajuana tenha acesso a esse serviço. Estaremos divulgando antecipadamente qual a feira que estaremos passando com essa caravana”, explicou.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, qualquer pessoa que estiver na feira pode realizar os testes. “Fazendo os exames aqui, as pessoas recebem o resultado em poucos minutos. Quando o resultado dá positivo nós realizamos o encaminhamento para a Unidade de Saúde da Família, pois o paciente irá realizar o tratamento e fazer outros serviços de saúde que sejam necessários. Nessa ação de hoje percebemos que a população foi bastante receptiva e procurou realizar todos os testes”, afirmou.

A moradora do Augusto Franco, Léa Lopes, estava fazendo caminhada e decidiu passar na feira. “Quando cheguei na feira vi uma movimentação do pessoal da saúde e aproveitei para fazer os testes rápidos, pois tudo que é relacionado a saúde é importante. Eu adorei essa iniciativa da Prefeitura, porque nem todos têm essa facilidade de fazer vários testes e receber o resultado na hora”, destacou.

Já para Rosenilda Araújo, realizar os exames foi essencial para saber como anda sua saúde. “Para mim é importante fazer esses exames para saber se está tudo bem comigo. Achei o exame muito simples. A pessoa vem, faz os testes, faz a feira e quando volta o resultado já está prontinho. Gostei muito desse serviço porque eu não deixei de fazer minha feira e ainda saio daqui com o resultado na mão”.

Edmilson Sacramento explica que é a primeira vez que realiza os testes. “Minha esposa ouviu falar que esses testes estariam aqui nessa feira e como eu moro aqui no conjunto aproveitei para fazer a feira e realizar esses exames. Foi bastante rápido e também os profissionais são bem atenciosos, passam boas orientações de como cuidar melhor da saúde”, frisou o morador.

Ascom SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Samuel decidirá adiar casamento com Zayla em ‘Nos Tempos do Imperador’
Juliette recebe Pabllo Vittar no ‘TVZ’: ‘Fico hipnotizada quando olho pra ela!’
Larissa Manoela sai do mar de maiô cavado e ganha curtida de affair
Aos prantos, Luisa Mell relembra violência médica: “Não quero viver assim”