28/04/16 - 15:19:09

Caravana da Saúde Aracaju realiza 264 testes rápidos na feira do augusto Franco (Foto: Ascom/SMS)

Na noite desta quarta-feira, 27, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, levou a Caravana da Saúde Aracaju para a feira do conjunto Augusto Franco. A ação, que envolveu equipes do Programa Consultório na Rua, da Unidade de Saúde Augusto Franco e do Programa de DST/Aids, teve o objetivo de levar serviços básicos de saúde e orientação à população, além de distribuir panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Por meio do CTA Itinerante, os profissionais realizaram testes rápidos de Hepatite B e C, HIV e Sífilis.  Ao todo, foram realizados 264 exames.

O secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, acompanhou a ação e informou que esse projeto de levar os serviços de saúde para feiras de Aracaju terá continuidade. “Nosso objetivo é ir até a população, levando os serviços de saúde para todos, pois saúde é uma prioridade. A cada semana estaremos em um bairro diferente para que toda a população aracajuana tenha acesso a esse serviço. Estaremos divulgando antecipadamente qual a feira que estaremos passando com essa caravana”, explicou.

De acordo com o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, qualquer pessoa que estiver na feira pode realizar os testes. “Fazendo os exames aqui, as pessoas recebem o resultado em poucos minutos. Quando o resultado dá positivo nós realizamos o encaminhamento para a Unidade de Saúde da Família, pois o paciente irá realizar o tratamento e fazer outros serviços de saúde que sejam necessários. Nessa ação de hoje percebemos que a população foi bastante receptiva e procurou realizar todos os testes”, afirmou.

A moradora do Augusto Franco, Léa Lopes, estava fazendo caminhada e decidiu passar na feira. “Quando cheguei na feira vi uma movimentação do pessoal da saúde e aproveitei para fazer os testes rápidos, pois tudo que é relacionado a saúde é importante. Eu adorei essa iniciativa da Prefeitura, porque nem todos têm essa facilidade de fazer vários testes e receber o resultado na hora”, destacou.

Já para Rosenilda Araújo, realizar os exames foi essencial para saber como anda sua saúde. “Para mim é importante fazer esses exames para saber se está tudo bem comigo. Achei o exame muito simples. A pessoa vem, faz os testes, faz a feira e quando volta o resultado já está prontinho. Gostei muito desse serviço porque eu não deixei de fazer minha feira e ainda saio daqui com o resultado na mão”.

Edmilson Sacramento explica que é a primeira vez que realiza os testes. “Minha esposa ouviu falar que esses testes estariam aqui nessa feira e como eu moro aqui no conjunto aproveitei para fazer a feira e realizar esses exames. Foi bastante rápido e também os profissionais são bem atenciosos, passam boas orientações de como cuidar melhor da saúde”, frisou o morador.

Ascom SES