Aracaju, 25 de setembro de 2021

DEA promove oficina pedagógica sobre Robótica Educacional (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O laboratório do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, em Aracaju, será o local de realização da oficina pedagógica “Robótica Educacional”. A oficina será ministrada, na modalidade presencial, nessa sexta-feira, 29, pelo professor Flávio Gilberto Bento da Silva e sua equipe de alunos da rede estadual, para alunos da Escola Estadual Rodrigues Dórea.

A modalidade de Educação a Distância (EaD) será acompanhada pelas técnicas do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/DEA), Rivanildes dos Santos e Rozinete da Rocha. A oficina de Robótica Educacional objetiva capacitar docentes e discentes para utilizar as tecnologias voltadas para a robótica, com uso de softwares livres.

Conforme explica o professor Flávio Gilberto Bento essa atividade é importante, porque auxilia na aprendizagem dos componentes curriculares, colocando os educandos em contato com as tecnologias e suas linguagens.

De acordo com o professor Flávio Gilberto, a proposta é instigar os estudantes a mobilizar conhecimentos das ciências, da matemática e de outras áreas, como um compromisso social. “Ressignificar conceitos científico-tecnológicos através de atividades experimentais e lúdicas, favorece o desenvolvimento das múltiplas inteligências”, ressalta.

Numa perspectiva de compartilhamento e aplicação do conhecimento escolar a Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE/SEDH/DED) também está envolvida na ação, haja vista que, “discute problemas relativos às tecnologias aplicadas à educação com os NTE1s, por meio de um processo imprescindível que desenvolve possibilidades integrado com a comunidade escolar, afirmou Rozinete da Rocha, técnica do NTE/DEA.

A técnica reforçou, ainda, que a robótica educacional representa um recurso tecnológico rico no processo de ensino e aprendizagem, pois contempla o desenvolvimento pleno do aluno, propiciando atividades socioculturais, tornando professores e alunos cidadãos autônomos e responsáveis.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado