Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

José Carlos Machado visita obra no mercado Carlos Firpo, no Siqueira (Fotos Sergio Silva)

visita

Um espaço histórico da Zona Norte de Aracaju, erguido na década de 1940, agora, enfim, está ganhando a atenção que há anos não recebia das administrações passadas. O Mercado Carlos Firpo, localizado no bairro Siqueira Campos, está sendo totalmente revitalizado, seguindo o projeto da Prefeitura de Aracaju de revitalizar e organizar os mercados públicos e feiras livres da capital. Na tarde desta quinta-feira, 28, o prefeito em exercício, José Carlos Machado, visitou o local e acompanhou o andamento da obra.

Quem não costuma passar pelo local, acredita que é apenas mais um mercado, mas, para quem há anos tem o espaço como parte da paisagem entende que a obra é, na verdade, um resgate da história da comunidade, por isso, a revitalização ganhou ainda mais valor. Através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), uma nova fachada pintura, iluminação, recuperação do telhado e limpeza de toda a estrutura do ponto de comércio de produtos populares está ganhando um aspecto novo e quem ganha com isso não é só os comerciantes, mas toda a população local.

Em visita passada, José Carlos Machado conheceu os problemas locais e, de pronto marcou o mercado para ser mais uma obra para beneficiar e atender os anseios da comunidade. “Antes, esse mesmo espaço que será revitalizado era ocupado por barracos e nesses barracos existiam de tudo, tipos de comércio que, na realidade, não funcionava. Além disso, o espaço também era usado para atividades ilícitas. Sou o tipo de pessoa que gosta de soluções simples para problemas complexos. No passado, o mercado exerceu função importante para a população e é essa utilidade que queremos resgatar”, frisou Machado.

Segundo João Paulo Sobral, presidente da Emsurb, foi realizado um pente fino nos mercados e feiras de Aracaju, justamente para entender os problemas e as necessidades de cada um deles. “O Carlos Firpo se encontrava em petição de miséria e agora iremos repaginar o local. Contamos com muitas parceiras para que isso pudesse ocorrer. Essa obra era um apelo antigo. O Siqueira Campos era um local de maior comércio da cidade e, ao longo do tempo, isso foi diminuindo. Agora, queremos reaquecer o comércio do bairro e beneficiar seus moradores”, destacou.

O responsável por visitar cada um dos mercados e feira foi o diretor de Espaços Públicos e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos Santos, o Branca de Neve. De acordo com ele, o Carlos Firpo era um dos que mais precisava da atenção da gestão municipal. “O prefeito teve a preocupação de padronizar as feiras e melhorar os mercados, o que as outras administrações não se preocuparam. O mercado do Siqueira será transformado para que a população restabeleça o comércio desse bairro”, reforçou Branca.

Comerciantes agradecem

O senhor Antônio Teles comercializa grãos no mercado desde 1994 e, já naquela época, já sentia as dificuldades. Hoje, ele tem esperança. “Quando começamos a ver os trabalhos, passamos a ficar com expectativa de que melhore as vendas e eu acredito que vai. Estávamos precisando dessa obra há tempos”, afirmou.

Há 50 anos, Carlos Antônio de Jesus acompanha a história do bairro onde cresceu. O mercado Carlos Firpo fez parte de sua adolescência, quando começou a trabalhar aos 13 anos. “Foi aqui que iniciei a vida como comerciante e vi muita coisa acontecer, entre elas, o comércio daqui se acabar. Espero que essa obra possa melhorar as coisas por aqui e voltemos aos bons tempos das vendas”, disse esperançoso.

Adeildo Celestino dos Santos acompanhou boa parte da história do local. Uma de suas preocupações era o aumento dos usuários de drogas no local. “Como estava praticamente abandonado, muitos viam para cá se drogar e isso nos preocupava. Com a obra, esperamos que isso acabe e possamos ter mais segurança”, ressaltou.

Mudança da feira

Juntamente com a revitalização do mercado, o bairro Siqueira Campos também terá a sua feira padronizada. No próximo dia 10, as duas ações da prefeitura serão inauguradas. Antes, a feira local ocorria aos sábados, a partir da próxima semana, passará a ser às terças.

Fonte: AAN

Leia também