Aracaju, 16 de abril de 2024

Conheça tratamentos para a fertilização (Imagem: reprodução pixabay.com)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
fertilização

 

A maternidade é desejada por muitas mulheres, mas é cada vez mais adiada pelo casal quando existe um planejamento. Hoje a mulher é independente e mesmo quando está em um relacionamento sério prefere investir na carreira primeiro para conquistar o sucesso profissional a fim de proporcionar o melhor para os filhos no futuro. Com todas essas questões é normal a gravidez ficar para depois, no entanto quando a mulher atinge certa idade fica um pouco mais difícil ocorrer a gravidez de maneira espontânea, por isso existem tratamentos que podem ajudar a mulher nessa etapa da vida. Conheça os principais abaixo e entenda como é o processo de cada um.

FIV

A fertilização in vitro, que é conhecida como FIV, é um dos métodos mais conhecidos pela sua eficiência. Ele consiste em fazer a fecundação do espermatozoide com o óvulo, ou seja, criar os embriões no laboratório. A mulher recebe medicações com hormônios que podem ser através de comprimidos ou injeções , para estimular as celulas na produção de óvulos para que mais tarde sejam recolhidos e fecundados no laboratório. Após o desenvolvimento dos embriões, eles são colocados no útero da paciente.

Coito programado

O coito programado consiste em melhorar os hormônios reprodutores da mulher para que ela esteja pronta para engravidar no ato sexual. O tratamento é parecido com o da FIV, a paciente recebe medicações via oral ou injeções, que tem a finalidade de estimular a produção de óvulos. Durante o tratamento o casal é orientado sobre qual o melhor momento para realizar a relação sexual.

Inseminação

A inseminação ultra interina possui o mesmo tratamento da FIV e do coito programado. Através de medicações via oral ou injeções a mulher recebe hormônios para induzir a produção de óvulos. A diferença é que após o colhimento e preparação do sêmen é colocado uma espécie de cateter dentro do útero da mulher, que na verdade é um processo simples e indolor, para que o sêmen seja injetado dentro do útero.

Preservação da Fertilidade

Além desses tratamentos é possível optar pela preservação da fertilidade, que é o congelamento de óvulos e/ou sêmen. Esse tipo de tratamento é bastante usado por pessoas que descobriram algum tipo de doença, como o câncer, que podem ou vão interferir na fertilidade. Além do congelamento do sêmen e óvulos, é possível congelar embriões e tecido ovariano.

Independente do tratamento que pretende escolher é importante consultar seu médico ou um ginecologista, ele poderá analisar melhor o seu caso e indicar o melhor tratamento.

Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também