Aracaju, 22 de setembro de 2021

Diana Shrewsburylança exposição “Árvores, Flores e Cores ” em Aracaju (Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

No próximo dia 10 de maio será inaugurada no Café da Gente, anexo ao Museu da Gente Sergipana, às 18h30, a exposição “Árvores, Flores e Cores”, da artista plástica Diana Shrewsbury.

“Árvores, Flores e Cores” é a quarta exposição da artista. Nela, a vida e a liberdade explodem em inúmeras formas arredondadas, revelando o Feminino em cores fortes e alegres. Entre os artistas que lheinfluenciaram, destaca os nomes de Diego Rivera, Kandinsky, Miró, DebarattiSarkar e AntonioPeticov.

As obras produzidas nesta série temática trazem muito da luz, da intensidade e da expressividade presentes em sua personalidade e revelam o atual estado de maturidade, integração com a natureza e paz que vive a artista.

Natural de Buenos Aires, Diana era adolescente quando a ditadura militar se instalou no país, e a sua opção foi lutar pelos direitos da mulher e dos menos favorecidos. Esta escolha a levou a se exilar no México onde, entre outras coisas, conheceu a liberdade de expressão assim como a força das cores, vibrantes, intensas, que falavam de uma luta diferente, onde a arte era um instrumento de denúncia das desigualdades sociais. Conheceu também, entre tantos outros exilados acolhidos por aquele país, um baiano, seu companheiro até hoje e com quem, retomada a democracia, se mudou para o Brasil.

As cores do Nordeste brasileiro, somadas às da sua memória mexicana brigavam por adquirir forma. Autodidata, começou pintando e decorando peças de argila que comprava prontas. O seguinte passo foi esculpir suas próprias peças, principalmente mulheres grávidas e casais entrelaçados, surreais, onde os limites dos corpos não eram definidos.   Com o tempo, porém, os dedos da artista começaram a sentir o efeito do trabalho constante com a argila úmida. A busca por outra forma de expressão foi o início de um novo caminho, o da pintura…

A inauguração da exposição se dará às 18h30 do dia 10 de maio, terça-feira, e as obras ficarão expostas até o dia 03 de julho, no Café da Gente (Av. Ivo do Prado, 398 – Centro. Anexo ao Museu da Gente Sergipana).

Por: Silvio Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Doação: Unit recebe 500 vade-mécuns entregues pelo senador Alessandro Vieira
Senadora vota a favor da PEC que isenta gestores por não cumprirem limite de gastos com educação
Serhma realiza instalação de equipamento para monitoramento do Jacarecica I
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por cyberstalking e indução ao suicídio