Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Diana Shrewsburylança exposição “Árvores, Flores e Cores ” em Aracaju (Ascom)

13

No próximo dia 10 de maio será inaugurada no Café da Gente, anexo ao Museu da Gente Sergipana, às 18h30, a exposição “Árvores, Flores e Cores”, da artista plástica Diana Shrewsbury.

“Árvores, Flores e Cores” é a quarta exposição da artista. Nela, a vida e a liberdade explodem em inúmeras formas arredondadas, revelando o Feminino em cores fortes e alegres. Entre os artistas que lheinfluenciaram, destaca os nomes de Diego Rivera, Kandinsky, Miró, DebarattiSarkar e AntonioPeticov.

As obras produzidas nesta série temática trazem muito da luz, da intensidade e da expressividade presentes em sua personalidade e revelam o atual estado de maturidade, integração com a natureza e paz que vive a artista.

Natural de Buenos Aires, Diana era adolescente quando a ditadura militar se instalou no país, e a sua opção foi lutar pelos direitos da mulher e dos menos favorecidos. Esta escolha a levou a se exilar no México onde, entre outras coisas, conheceu a liberdade de expressão assim como a força das cores, vibrantes, intensas, que falavam de uma luta diferente, onde a arte era um instrumento de denúncia das desigualdades sociais. Conheceu também, entre tantos outros exilados acolhidos por aquele país, um baiano, seu companheiro até hoje e com quem, retomada a democracia, se mudou para o Brasil.

As cores do Nordeste brasileiro, somadas às da sua memória mexicana brigavam por adquirir forma. Autodidata, começou pintando e decorando peças de argila que comprava prontas. O seguinte passo foi esculpir suas próprias peças, principalmente mulheres grávidas e casais entrelaçados, surreais, onde os limites dos corpos não eram definidos.   Com o tempo, porém, os dedos da artista começaram a sentir o efeito do trabalho constante com a argila úmida. A busca por outra forma de expressão foi o início de um novo caminho, o da pintura…

A inauguração da exposição se dará às 18h30 do dia 10 de maio, terça-feira, e as obras ficarão expostas até o dia 03 de julho, no Café da Gente (Av. Ivo do Prado, 398 – Centro. Anexo ao Museu da Gente Sergipana).

Por: Silvio Oliveira

Leia também