Aracaju, 17 de setembro de 2021

Este bolo era feito na Itália no século XV. E o mais engraçado é que não leva farinha nem manteiga, só amêndoas e nozes, o que faz dele uma receita atual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RIO — Natural de Caxias do Sul, um dos rincões mais “italianados” do Brasil, o chef Lucas De Carli cresceu num universo povoado por delícias como barriga de porco, frango com vinho e tortei de abóbora com pinoli. Tudo preparado, obviamente, de acordo com as tradições familiares de sua mamma. Apesar de ter fugido um pouco da Itália e passear por cozinhas de diversos países no bufê Papilas Gustativas, De Carli apela para uma receita tradicionalíssima, sempre que pinta uma comemoração familiar, como Dia das Mães.

— Este bolo era feito na Itália no século XV. E o mais engraçado é que não leva farinha nem manteiga, só amêndoas e nozes, o que faz dele uma receita atual. Se quiser, ainda dá para fazer um chantilly para acompanhar.
INGREDIENTES

3 laranjas grandes com casca

1 colher de chá de sal grosso

5 xícaras de água fria

1 xícara de amêndoas

1/3 de xícara de nozes

6 ovos grandes (gema e clara separadas)

1 xícara de açúcar

1 colher de chá de extrato de laranja.

Para a calda:

1 xícara de água fria

1/2 xícara de açúcar

1 colher de chá de suco de limão espremido na hora

Para enfeitar: 300g de amêndoas picadas e tostadas.

Rendimento: de dez a 12 fatias

MODO DE FAZER

1. Massa. Coloque as laranjas inteiras em uma tigela com água fria e com o sal e deixe por uma hora. Lave bem as laranjas e coloque-as numa panela pequena com cinco xícaras de água fria. A água deve cobrir as frutas completamente. Coloque em fogo médio e, quando a água ferver, tampe a panela e cozinhe por 45 minutos. Escorra a água e esfrie as frutas em água corrente. Corte, tire as sementes e triture em um processador. Coloque em uma tigela.

2. Pique as amêndoas e as nozes bem fininhas e junte com as laranjas trituradas. Misture as gemas e o açúcar, até que a massa fique mais clara. Coloque o extrato de laranja e misture novamente.

3. Bata as claras em neve. Preaqueça o forno a 200 graus Celsius. Acrescente, aos poucos e delicadamente, as claras em neve à massa. Coloque tudo em uma forma e asse por mais ou menos uma hora. Deixe esfriar.

PUBLICIDADE

4. Calda. Coloque a xícara de água e o açúcar em uma panela pequena e coloque em fogo médio. Deixe ferver. Adicione o suco de limão e ferva até formar uma calda bem espessa (demora entre 15 e 20 minutos para chegar neste ponto).

5. Desenforme o bolo e pincele com esta calda. Pique as amêndoas em pedaços médios e cubra todo o bolo já umedecido pela calda. Se desejar, regue com um pouco de rum ou conhaque. Para enfeitar, use tirinhas feitas com a casca da laranja ou com laranja caramelizada.

 

Fonte: globo.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Hospital Cirurgia realiza ação para comemorar Dia Mundial da Segurança do Paciente
Preço médio do óleo diesel segue em alta no início do mês de setembro e litro se aproxima de R$ 5,00, aponta Ticket Log
Sergipe mantém vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, priorizando portadores comorbidades
Município e Estado se reúnem para definir regras de retomada de público nos estádios