Aracaju, 16 de abril de 2024

1º dia de vacinação contra Influenza imuniza mais de 100 mil sergipanos (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
AAAAAAAAASES

Foram aplicadas, somente no primeiro dia de Campanha, 102.800 doses da vacina

O primeiro dia de vacinação contra a gripe Influenza ocorreu com tranquilidade em todo o estado. O Dia “D” de vacinação, realizado no sábado, dia 30 de abril, mobilizou profissionais e Unidades Básicas de Saúde para atender as pessoas pertencentes ao grupo prioritário que contempla crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com doenças crônicas.

Foram aplicadas, somente no primeiro dia de Campanha, 102.800 doses da vacina. O resultado é positivo segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles.

“Apesar do bom resultado para um único dia de aplicação da vacina, é importante que as pessoas, que ainda não foram imunizadas, busquem a unidade de saúde mais próxima às suas residências”, alerta Sândala.

Ao todo, foram disponibilizadas para Sergipe 500 mil doses da vacina, que estarão disponíveis ao público prioritário em todas as 350 unidades de saúde do Estado, até o dia 20 de maio.

A Campanha entra na sua 18ª edição e é organizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. Estão envolvidas na campanha as três esferas gestoras do sistema Único de Saúde (SUS).

Vale destacar que as únicas contra indicações da vacina são: febre e alergia severa à ovo. “Caso a pessoa, que deve ser vacinada, apresente febre é preciso esperar que passe, só então poderá ser imunizada”, explica Sândala Teles.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da SES, a meta é atender 80% dos grupos prioritários de cada município.

Além da vacinação outras medidas podem ser adotas para evitar a doença, algumas delas são: lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool gel, especialmente depois de tossir ou espirras; ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com lenço descartável; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.

Ascom SES

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também