Aracaju, 29 de março de 2024

Artista sergipano renomado na França é tema da próxima Sexta Cultural do TCE (Foto ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
thumb_ler.php

O ilustrador sergipano Cândido Aragonez de Faria é considerado na França “referência para a história do cinema e da publicidade”, nas palavras de Sophie Seydoux, presidente da Fundação Jérôme Seydoux-Pathé, responsável por reunir um grande acervo que envolve peças essenciais ao surgimento e à existência da sétima arte.

Segundo a professora e pesquisadora Danielle Virginie, o artista, protagonista da exposição de abertura da Fundação, em 2014, trabalhou na famosa casa Pathé de 1902 até sua morte em 1911 e foi um dos principais ilustradores dos cartazes do cinema da época. Em Paris, ele conviveu com outros artistas do peso de Cézanne, Gauguin, Van Gogh e Toulouse-Lautrec.

Mais de 20 cartazes de Cândido Aragonez de Faria estarão expostos no Espaço Cultural do Tribunal de Contas (TCE/SE) a partir da sexta-feira, 6, na segunda Sexta Cultural deste ano. “Será uma exposição belíssima de um artista consagrado na Europa, mas, infelizmente, pouco conhecido dos sergipanos”, disse o presidente Clóvis Barbosa.

A Sexta Cultura iniciará com a Missa de Páscoa para os servidores do TCE, celebrada pelo padre Christiano Silvestre no Auditório Governador Lourival Baptista. Haverá o relançamento do livro “Quatro Monólogos Trágicos e Outros Poemas”, do poeta Hunald de Alencar.

A programação da Sexta Cultura encerra-se com o consagrado show “Chante La France”, com a cantora Célia Gil e banda.

Fonte: TCE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também