Aracaju, 17 de setembro de 2021

Evento em Sergipe debate os 18 anos de criação do Pronera (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

O Auditório Manoel Silva Monteiro, na Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Aracaju, será palco na próxima quinta-feira (05) de evento que irá debater os 18 anos de existência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

O evento, que contará com a participação de estudantes e ex-alunos de cursos promovidos pelo programa em Sergipe, tratará de temas como os avanços alcançados pelo Pronera no estado e os principais desafios que deverão ser enfrentados nos próximos anos. “O Pronera é, sem dúvida, um dos mais contundentes instrumentos de transformação social que temos no país e é crucial que busquemos sempre esse diálogo com os movimentos sociais para assegurar que oprograma continue avançando, gerando oportunidades e atuando de forma decisiva na redução das desigualdades”, analisou André Luiz Bomfim Ferreira, superintendente regional do Incra em Sergipe (Incra/SE).

Além de membros de comunidades quilombolas e movimentos sociais, também devem marcar presença no evento, representantes do próprio Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), do governo do Estado,  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) e da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

O evento em comemoração aos 18 anos do Pronera terá início a partir das 08 horas e a sua programação com palestras, debates e depoimentos terá prosseguimento até as 13 horas.

O Pronera em Sergipe

Em Sergipe, ao longo dos seus 18 anos de existência, o Pronera já beneficiou diretamente a 909 agricultores assentados e/ou seus filhos, oferecendo cursos de alfabetização, magistério e nos Ensinos Fundamental, Técnico e Superior.

Para a formação superior, o programa já ofereceu, em parceria com a UFS, cursos de Pedagogia da Terra e Engenharia Agronômica, que somados, asseguraram a graduação de 97 jovens, além do curso de Residência Agrária, para profissionais já formados e que atuam nos assentamentos sergipanos.

Atualmente, o programa desenvolve, por meio do IFS, um curso tecnólogo em Agroecologia, com 50 alunos matriculados.

O Pronera também possui um novo curso já aprovado para Sergipe. Destinado à formação de técnicos em Saúde Bucal, o curso, que deverá entrar em funcionamento nos próximos meses, será desenvolvido por meio de uma parceria com o governo de Sergipe.

Daniel Pereira

Assessoria de Comunicação Social

INCRA/SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Em seminário, professores da rede estadual apresentam projetos científicos
Polícia Civil prende acusado de praticar diversos roubos e furtos em Nossa Senhora das Dores
Obras de reestruturação modificam cenário da Rodovia entre a BR 101 e São Cristóvão
Ação alusiva à Semana da Árvore acontece neste sábado, no RioMar Aracaju