Aracaju, 20 de setembro de 2021

Mirante da 13 recebe exposição Afro sergipana da belencar (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Mirante da 13 de Julho, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebe entre os dias 02 e 17 de maio a primeira exposição ‘‘Afro Sergipana da Belencar’’. Além da mostra, acontecerão oficinas de turbantes e um encontro do grupo Cabelos Crespos e Cacheados.

Segundo a expositora Sandra Kiener, o intuito da exposição é levar para os visitantes uma visão mais ampla sobre a África. ‘‘Ao conversar com meus amigos, eu percebi uma carência de informações sobre o continente africano, a maioria das pessoas tem uma visão negativa sobre o local. Essa exposição veio justamente para quebrar esse paradigma, ’’ afirmou.

Sandra explica ainda o que significa Belencar. “No idioma Changana (Faldo ao sul de Moçambique), a palavra descreve a ação de carregar o bebê nas costas. Remete a um gesto envolto em carinho, afeto e proteção”.

Os visitantes que passarem pelo Mirante terá a oportunidade de conhecer produtos produzidos com material 100% africano. Serão expostos: Banner com informações sobre os países da África, esculturas de madeira, tecidos, bonecas africanas, livros, quadros, batiques, fotografias de Ricardo Rangel renomado fotojornalista, dentre outros. Toda a exposição estará à venda para o público.

Sandra Kiener

Nascida na Suíça é formada em Psicologia pela Universidade de Genebra e especializada em Responsabilidade Social e Gestão do Terceiro Setor pela Universidade Estácio de Sá no Brasil. Ela tem um histórico de migrações (iniciou aos seis meses de idade) que proporcionou choques e encontros culturais marcantes. Os 12 anos vividos na África sejam no Zambábue ou em Moçambique serviram de motivação para criação da Belencar em 2014.

Programação

Dia: 07 de maio Encontro do grupo Cabelos Crespos e Cacheados Hora: das 9h às 12h

Oficinas de Turbantes

Dia:11 de maio

Hora: das 15h às 12h

Dia: 14 de maio

Hora: das 10h às 12h

Camilla Araújo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Chega a Sergipe neste domingo mais de 106 mil doses de Pfizer
Capitania dos Portos de Sergipe abre processo seletivo
Mulher é presa em flagrante pelo Denarc com centenas de munições, fuzil e drogas
Prefeitura realiza quarta edição especial do Programa Praia Limpa