Aracaju, 28 de março de 2024

Obra da UBS do Bugio entra na reta final e população comemora (Foto: Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ascompma

O acesso aos serviços de Saúde Publica é parte de um conjunto de direitos sociais que têm como objetivo primordial a igualdade entre as pessoas. No Brasil, foi reconhecido na Constituição Federal de 1988, antes disso o Estado apenas oferecia atendimento à saúde para trabalhadores com carteira assinada e suas famílias. Em seu artigo 196, a nossa Carta Magna assegura que a “Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

Em Aracaju, esse direito tem sido ampliado para os cidadãos, seja a partir da ampliação e melhorias nos serviços oferecidos, seja através da construção de novas unidades médicas nos bairros. Mesmo em meio a uma das mais graves crises econômicas da História do Brasil, a Prefeitura de Aracaju investe na Rede Municipal de Saúde e, atualmente, aplica recursos na construção e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) no Bugio, Ponto Novo e Suíssa.

No Bugio, a construção da primeira UBS entra na reta final e significará um dos mais importantes investimentos no poder público em beneficio da população daquele bairro. Orçada em cerca de R$ 960 mil, em recursos conveniados com o Governo Federal, a nova unidade de saúde vai garantir à população mais um local onde ela possa receber atendimento de saúde de pequena complexidade.

A nova UBS contará com consultórios médicos, consultórios odontológicos, salas de acolhimentos, de vacinas, aerossol, de curativo, compartimentos de administrativos, jardim e estacionamento, além do elevador para idosos e pessoas com deficiências para ter acesso ao segundo andar do prédio. Serão disponibilizados atendimentos básicos, consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.

Os moradores reconhecem o trabalho do Governo Municipal e já comemoram a proximidade da data da inauguração. O aposentado João Batista afirma que necessita constantemente de atendimento médico e, com a nova unidade próxima à sua casa, será bem mais cômodo. “Com certeza, vai melhorar bastante a nossa vida. E para quem é idoso, como é o meu caso, quanto mais perto de casa estiver um médico, melhor”, afirma o morador.

Industriário e morador do Bugio há mais de 30 anos, Valdésio Bernadino, também reconhece os benefícios imediatos para a sua comunidade. “Se perguntar aos oradores aqui do Bugio, a maioria esmagadora vai afirmar que umas das principais reivindicações era justamente um Posto Médico. Nunca fomos atendidos e até tínhamos perdido as esperanças, mas agora realmente fomos atendidos e será uma das melhores obras aqui de nosso bairro”, destaca.

Mães de seis filhos, Kátia de Jesus diz estar bastante satisfeita e ansiosa para usufruir de serviços médicos bem próximos a sua casa. “Será muito bom para nós mulheres e mães, pois diminuirá nossas dificuldades tanto para atendimentos para nós e para nossos filhos. A Prefeitura está de parabéns, somos muito gratos por esta obra”, agradece dona Kátia.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também