Aracaju, 29 de março de 2024

Projeto celebra aniversário de pacientes internados no HU de Sergipe (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
DSCN3180

O Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) implantou, desde fevereiro último, uma ferramenta de humanização que vem agradando aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Trata-se do Celebrar a Vida, uma iniciativa que acontece quando a data do aniversário do paciente coincide com o período em que ele está internado.

De acordo com a chefe do Setor, Suze Cley Feitosa, a ação conta com o apoio de toda uma equipe. “Funcionários, residentes, estudantes, todos participam dessa surpresa que traz tanta alegria ao paciente. É muito gratificante, o presente é nosso. Em todo o Brasil, só conheço uma instituição de saúde que faz esse trabalho, o Instituto do Câncer, em São Paulo”, conta.

Suze se refere às comemorações que são feitas de surpresa no aniversário do paciente internado, com música e violão, lembrancinha, cartão de aniversário e decoração da enfermaria. “Aniversariar é vida, e deve ser uma celebração em qualquer circunstância. O Celebrar a Vida traz uma contribuição terapêutica, por minimizar os sentimentos de angústia, isolamento, fragilidade física e emocional decorrentes da internação”, explica.

Parceria

Um dos apoiadores do projeto é o assistente administrativo Fábio Nunes, que atua na Divisão de Gestão de Pessoas do HU-UFS. Ele, além de cantar e tocar violão durante a celebração voluntariamente, sempre leva para esses pacientes mensagens positivas. “É muito importante uma mensagem de fé e esperança para o processo de melhoria do paciente, eu acredito que essas palavras e que o fato de a pessoa não perder a fé, têm uma grande influência na cura”, afirma Fábio.

A dona de casa Tamires dos Santos participou de uma dessas celebrações. A sogra dela, que fez 54 anos, está internada com problemas respiratórios há pouco mais de um mês. “Eu achei muito linda essa homenagem. Estou acompanhando a mãe do meu marido e foi uma surpresa muito boa para nós, eu tenho certeza de que a minha sogra ficou bastante contente”, disse.

Durante a celebração, funcionários, residentes e estudantes entram de surpresa na enfermaria, com balões de aniversário, cantando parabéns e entregando uma lembrancinha ao paciente aniversariante. Em seguida, faz-se uma oração e são proferidas palavras de esperança.

Andreza Azevedo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também