Aracaju, 22 de setembro de 2021

Projeto celebra aniversário de pacientes internados no HU de Sergipe (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Setor de Hotelaria Hospitalar do Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) implantou, desde fevereiro último, uma ferramenta de humanização que vem agradando aos pacientes, acompanhantes e funcionários. Trata-se do Celebrar a Vida, uma iniciativa que acontece quando a data do aniversário do paciente coincide com o período em que ele está internado.

De acordo com a chefe do Setor, Suze Cley Feitosa, a ação conta com o apoio de toda uma equipe. “Funcionários, residentes, estudantes, todos participam dessa surpresa que traz tanta alegria ao paciente. É muito gratificante, o presente é nosso. Em todo o Brasil, só conheço uma instituição de saúde que faz esse trabalho, o Instituto do Câncer, em São Paulo”, conta.

Suze se refere às comemorações que são feitas de surpresa no aniversário do paciente internado, com música e violão, lembrancinha, cartão de aniversário e decoração da enfermaria. “Aniversariar é vida, e deve ser uma celebração em qualquer circunstância. O Celebrar a Vida traz uma contribuição terapêutica, por minimizar os sentimentos de angústia, isolamento, fragilidade física e emocional decorrentes da internação”, explica.

Parceria

Um dos apoiadores do projeto é o assistente administrativo Fábio Nunes, que atua na Divisão de Gestão de Pessoas do HU-UFS. Ele, além de cantar e tocar violão durante a celebração voluntariamente, sempre leva para esses pacientes mensagens positivas. “É muito importante uma mensagem de fé e esperança para o processo de melhoria do paciente, eu acredito que essas palavras e que o fato de a pessoa não perder a fé, têm uma grande influência na cura”, afirma Fábio.

A dona de casa Tamires dos Santos participou de uma dessas celebrações. A sogra dela, que fez 54 anos, está internada com problemas respiratórios há pouco mais de um mês. “Eu achei muito linda essa homenagem. Estou acompanhando a mãe do meu marido e foi uma surpresa muito boa para nós, eu tenho certeza de que a minha sogra ficou bastante contente”, disse.

Durante a celebração, funcionários, residentes e estudantes entram de surpresa na enfermaria, com balões de aniversário, cantando parabéns e entregando uma lembrancinha ao paciente aniversariante. Em seguida, faz-se uma oração e são proferidas palavras de esperança.

Andreza Azevedo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Câmara Municipal de Aracaju aprova 17 proposituras nesta quarta-feira
Senar Sergipe abre inscrições para o curso de frangos e galinhas
Região Nordeste registra etanol mais caro do País nos primeiros dias do mês, aponta Ticket Log
Em nota, SSP diz que o delegado Marcelo Hercos permanece em estado grave, intubado e sedado