Aracaju, 28 de março de 2024

Sebrae lança cartilha sobre sustentabilidade para MEI (Foto: Assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
cartilh

Publicação mostra passo a passo como colocar o tema em prática na empresa.

Em comemoração à Semana do MEI (Microempreendedor Individual), realizada pelo Sebrae de 2 a 7 de maio em todo o País, o Centro Sebrae de Sustentabilidade lança uma nova cartilha com foco em práticas sustentáveis. Com o título “Primeiros passos para a sustentabilidade nos negócios”, o objetivo da publicação é ajudar os empreendedores a colocar a sustentabilidade no dia a dia da empresa.

A cartilha foi organizada com base em 16 áreas da empresa, incluindo planejamento estratégico, gestão financeira, economia de energia, água, legislações específicas da categoria e comunicação com o mercado. Cada área apresenta o conceito e um quadro com o indicativo “na prática”, que lista uma série de dicas. Ao final, o leitor ainda encontra planilhas que vão auxiliá-lo a planejar passo a passo a empresa, com ações que podem ser colocadas em prática em poucos meses ou nos próximos anos, de acordo com as possibilidades de cada empresário.

Presença nacional

Com a implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, em 2008, a figura do Microempreendedor Individual foi reconhecida como uma grande força da economia brasileira. Hoje, existem cerca de quatro milhões de empresas enquadradas nesta categoria, formada grande parte por trabalhadores que formalizaram seus negócios e passaram a ter benefícios assegurados pela legislação.

A gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade, Suenia Sousa, mostra que o conteúdo é bem direcionado à realidade do MEI, indicando dificuldades e pontos que melhoram a produtividade e economia, sem perder o foco no dia a dia. “O microempreendedor individual tem milhares de preocupações ao mesmo tempo e, pela própria característica da categoria de ter no máximo um funcionário, acaba tendo que resolver tudo sozinho em pouco tempo. Pensamos exatamente nisso ao elaborar esse material. Ele é prático e o empresário já vai construindo um plano ao mesmo tempo em que lê a cartilha”, conta Suenia.

A cartilha “Primeiros passos para a sustentabilidade nos negócios” é gratuita e está disponível no site do Centro Sebrae de Sustentabilidade www.sustentabilidade.sebrae.com.br . Além deste material, o empreendedor também encontra infográficos, vídeos e guias sobre temas e segmentos específicos, como salão de beleza, oficinas mecânicas, bares e restaurantes, entre outros.

Bruno Leonel

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também