Aracaju, 28 de março de 2024

Gilson Andrade parabeniza Estância pelos 168 anos de Emancipação (Foto: ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Gilson-26

Na sessão plenária desta quarta-feira, 4, o deputado Gilson Andrade (PTC) foi à tribuna parabenizar a cidade de Estância, que comemora hoje, 168 anos de Emancipação Política. Em seu pronunciamento o parlamentar citou as belezas naturais da cidade, marcada pela sua variada vegetação, a exemplo dos coqueirais, manguezais, históricas palmeiras e árvores centenárias, além das prais e dunas de beleza peculiar.

Após conceituar como o berço da cultura sergipana ao considerar marcada por mentes brilhantes, o deputado Gilson Andrade citou intelectuais nascidos nestacidade, a exemplo de Francisco Camerino, Gumercindo de Araújo Bessa, o ministro Heitor de Souza, João Nascimento Filho, Maurício Graccho Cardoso, Gilberto Amado. Em seguida, informou que foi lá, em Estância, no ano de 1832, que ocorreu a fundação da imprensa sergipana pelo Monsenhor Antônio Fernandes da Silveira, que na sua tipografia redigiu e editou o jornal “Recompilador Sergipano.

A cultura popular e erudita também foi destacada em seu pronunciamento, citando a centenária e imortal Lira Carlos Gomes; o teatro que recebia companhias de todo o país e internacionais; a existência de clubes movimentados, como o Cruzeiro Sport Club, fundado em 1929; grandes artistas plásticos e escultores como José de Dome, Eraldo lima, Félix Mendes, Judite Melo; o pioneirismo cultural verificado no cinema, com os Cinemas São João e Guarani; o esporte que já foi pentacampeão; e parabenizou a Rádio Esperança, pioneira no interior do Estado, que no dia 1º de maio completou 49 anos.

Arquitetura de beleza peculiar

O deputado Gilson Andrade fez alusão a cidade de Estância que é reconhecida por sobrados azulejados, coloniais, casas ecléticas e alguns exemplares de arquitetura modernista, além das igrejas com seus acervos sacros, as praças, que encantam com suas texturas e cores, o comércio propício para o trabalho fabril com a marcante e histórica Vila Operária e as feiras, ruas, becos, ladeiras, povoados e zonas de nomes pitorescos, a exemplo da Rua do Arame, a Ladeira do Buruburum e o beco da Galinha Morta.

Religiosidade e fé

“A religiosidade do seu povo é um fator que impressiona lotando as procissões. Estância é uma cidade abençoada e que conta com os cuidados da sua padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe e também é notória a proliferação de igrejas protestantes, casas de candomblé, centros espíritas e tantas outras demonstrações de fé. A mistura do divino e do profano se misturam na festa cultural de maior expressão que celebram os santos do mês de junho”, relatou.

Estância, capital brasileira do Barco de Fogo

A tradicional bandeira em louvor a São João, hasteada em seu mastro em frente a Catedral da cidade no dia 31 de maio foi evidenciada no discurso do deputado Gilson Andrade, ao explanar essa festividade, além de mencionar os festejos juninos que remetem às tradicionais batucadas e seus instrumentos, pisa pólvora, concursos de quadrilhas e a menção de ser a capital do Barco de Fogo, símbolo que representa a cultura popular estanciana e que faz parte do calendário comemorativo de Sergipe como o “Dia do Barco de Fogo”, celebrado no dia 11 de junho, instituído através de Projeto de Lei de sua autoria.

“Finalizo meu discurso parabenizando Estância, esta querida cidade que tão bem me acolheu lá pelos idos de 1989 quando recém-formado em Medicina optei em trabalhar no interior e fui levado pelo destino para que pudesse com apenas 1 ano de formado trabalhar no Hospital Amparo de Maria. Em 94 fiz concurso para o Ipes e ao ser aprovado fixei residência até hoje. Sou eternamente grato ao povo estanciano que me tornou um dos seus filhos e filho ilustre, por estar nesta Casa em meu segundo mandato os representando. A minha eterna gratidão ao povo de Estância por contribuir com a realização de um sonho em minha vida. Parabéns Estância pelos 168 anos e ao seu povo guerreiro, hospitaleiro e trabalhador”, destacou.

Por Ascom Parlamentar Dep. Gilson Andrade – Autimira Menezes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também