Aracaju, 28 de março de 2024

TCE DE SERGIPE VAI AUDITAR OS CONTRATOS DO BANCO MUNDIAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
ASCOMTCE

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) assinaram no final da tarde da terça-feira, 3, em Brasília, protocolo de entendimento para a realização de auditorias nos contratos de empréstimos e convênios de cooperação técnica, celebrados entre o BID e o respectivo estado ou entidade controlada por este.

Para o representante do BID no Brasil, Hugo Flórez Timorán, a assinatura deste protocolo de entendimento é um marco importante na consolidação da parceria que o Banco vem construindo junto aos Tribunais de Conta no Brasil. “Esta parceria agrega valor ao processo de supervisão fiduciária dos nossos projetos, além de conduzir a uma utilização mais eficiente e eficaz dos recursos, assegurando a contribuição para o desenvolvimento social e econômico do país”, afirmou.

Com a assinatura, o tribunal se compromete a seguir as normas de auditoria estabelecidas pela Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI), além de manter profissionais capacitados para o acompanhamento dos projetos financiados por organismos multilaterais e colaboradores em geral. Na prática, o protocolo define o compromisso da instituição no sentido de fortalecer as atividades de auditoria relacionadas aos padrões exigidos pelo Banco.

“É uma satisfação para nós fecharmos esse convênio com o BID, uma organização internacional, que confia no Tribunal de Contas de Sergipe para fazer auditoria em seus projetos. Com certeza essa é uma grande oportunidade para fortalecermos ainda mais as práticas de auditoria no Estado”, disse o conselheiro-presidente do TCE/SE, Clóvis Barbosa de Melo.

O BID está empenhado em fortalecer o uso de sistemas nacionais de controle externo, bem como está trabalhando e apoiando 18 Tribunais de Contas Estaduais e Municipais no Brasil em seu processo de aperfeiçoamento quanto ao uso das normas e melhores práticas internacionais de auditoria.

Fonte: TCE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também