Aracaju, 28 de março de 2024

Deso avança nas obras para ampliar oferta de água na Grande Aracaju (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
IMG-20160412-WA0045

A Companhia de Saneamento de Sergipe – Deso está avançando nas  obras para ampliar a oferta de água tratada para a população da região metropolitana de Aracaju. A implantação da Adutora do Poxim e de novos reservatórios estão em andamento, ao mesmo tempo em que, nos outros pontos da  capital, outras obras acontecem. As instalações físicas da Estação de Tratamento de Água – ETA João Ednaldo estão sendo concluídas e a Estação Elevatória- EE3A, localizada na Avenida Marechal Rondon  já está pronta para entrar em funcionamento.

Todas estas obras se relacionam e fazem parte do projeto executado pela Deso para garantir a segurança hídrica na Grande Aracaju pelos próximos 20 anos .

A ETA João Ednaldo recebe e trata água da Adutora do Rio São Francisco e distribui para a Zona Norte da capital e Estação Elevatória 3. Esta última, é responsável por bombear a água para os reservatórios que abastecem a Zona Central e Zona Sul. Assim, a obra, possibilitará maior oferta de água para os aracajuanos.

A vazão nominal da ETA João Ednaldo que, atualmente, é de 1.070 l/s será aumentada em mais 900 l/s.

De acordo com o Diretor de Meio Ambiente e Engenharia da Deso, José Gabriel de Campos, 92% das instalações físicas da ETA João Ednaldo já estão concluídas e devem ser finalizadas dentro de 120 dias. “O empreendimento engloba a construção de uma nova estação como módulos de decantação, filtração e floculação, recirculação da água de lavagem dos filtros, a revitalização da atual ETA, além do funcionamento de ambas unidades”, explica o engenheiro.

Além de aumentar a produção de água tratada, a obra diminuirá os desperdícios com o descarte da água na lavagem de filtros e possibilitará a manutenção de um monitoramento mais efetivo dos meios de tratamento através dos sistemas automatizados que serão implantados.

O investimento nesta obra é de R$ 18.436.901,80, de recursos oriundos do PAC e Governo do Estado de Sergipe.

Estação Elevatória 3A

A nova  estação é uma unidade com três bombas hidráulicas que aumentam a pressão da água para viabilizar sua distribuição. Quando estiver em funcionamento, a estrutura, juntamente com a antiga estação, que está sendo revitalizada, deverá dobrar a oferta de água para os bairros da Zona Central e Zona Sul. “Hoje, a antiga estação bombeia para os dois reservatórios. Com a conclusão da obra, vai ser como se tivesse uma estação para cada reservatório. Na prática, todos estes sistemas são interligados para levar mais água à população. ”, diz o gerente de obras da barragem do Poxim, Aron Setton Filho.

A capacidade de armazenamento de água de cada reservatório do Santa Maria (R5) e Santa Lúcia (R6) já está sendo ampliada para quando as Estações Elevatórias entrarem em funcionamento. Além disso, a Deso tem implantado anéis de reforço que devem aumentar a interligação dos sistemas e a segurança hídrica do abastecimento de água da região metropolitana. “A população está crescendo e nós estamos acompanhando este ritmo. Com estes anéis de reforço, em pouco tempo, estaremos levando mais água para as casas dos moradores da Grande Aracaju”, diz  Aron.

Andréa Rosevell

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também