Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

LUCAS ARIBÉ VOLTA A CRITICAR A GESTÃO DO PREFEITO JOÃO ALVES

 

Por: Maraisa Figueiredo

Na sessão dessa quinta-feira, 05, o vereador Lucas Aribé (PSB) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para voltar a fazer duras críticas a gestão do prefeito João Alves Filho (DEM). Entre os assuntos abordados em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a questão da Mobilidade Urbana, do Plano Diretor, da saúde, da educação e do lixo na capital.

Segundo o vereador, o povo de Aracaju deve analisar o discurso do prefeito João Alves no período da campanha de 2012 e comparar com a prática ao longo da gestão, marcada por tentativas de enganar a população. “Aquele discurso eloquente, ensaiado, estruturado que foi feito no período de campanha e, ao longo dos quase 1500 dias de gestão, não representa nem 10% do que foi prometido”, explana.

Mobilidade Urbana

O parlamentar diz ainda que a Mobilidade Urbana foi um dos pilares do plano de governo do prefeito João Alves Filho e que pouca coisa foi feita. “É muito fácil dizer que vai implantar o BRT, mas quando foi dito, a população entendeu  que seria implantado dentro dos quatro anos de gestão. Seria melhor o gestor ter dito que iniciaria a implantação do BRT nesse período e, dessa forma, ele não estaria mentindo para a população”, alerta.

Para Lucas, o que o prefeito fez no primeiro ano de gestão foi trazer para o município de Aracaju alguns ônibus bonitos, grandes, sanfonados, estruturados com uma beleza incomensurável para mostrar a população que eles circulariam na cidade. “Passamos o ano de 2014, 2015 e nenhum ônibus. Neste ano, até agora o que chegou a Aracaju foram faixas pintadas de azul que custaram, segundo a imprensa, R$ 7 milhões”, pontua.

Diz também que o início da implantação do sistema de BRT ainda está muito longe de acontecer. “Infelizmente tivemos um atraso significativo na preparação da cidade para recebê-lo, aliás Aracaju não é uma cidade estruturada para receber esse tipo de transporte. O que esperar de um prefeito que prometeu a implantação do BRT? O que esperar de um prefeito que retirou desta casa o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, além do Código de Obras, de Posturas, de Saneamento, de Meio Ambiente e de Mobilidade Urbana”, explica.

Educação e Saúde

O parlamentar continua destacando a falta de compromisso nas áreas da educação e da saúde. “Se formos refletir sobre a saúde, vamos perceber que Aracaju está doente. Se refletirmos sobre a educação, percebemos que nossa cidade está limitada aos índices do IDEB, como se elesapresentassem a verdade, o verdadeiro raio x da educação municipal. Se observarmos o saneamento básico, outro pilar da gestão, vamos perceber que a cidade está suja, com mal cheiro, e que as pessoas estão agoniadas com as questões ambientais, pela falta de limpeza, falta de saneamento e de zelo ao solo desta cidade”, destaca.

Lucas questiona a demora do prefeito em solucionar a questão da saúde pública. “A gestão continua dormindo para resolver a saúde pública, e os cidadãos têm dificuldade de encontrar um remédio em um posto de saúde. Não pagam os salários em dia, utilizam o motivo da crise como uma desculpa do não cumprimento das diversas promessas. Enquanto isso ocorre, assistimos às greves, manifestações e o desrespeito a uma condição financeira digna dos cidadãos”, expõe.

 

Leia também