Aracaju, 21 de janeiro de 2022

MEC disponibiliza prova do primeiro simulado ‘Hora do Enem’ (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A participação dos estudantes no simulado do portal ‘Hora do Enem’ superou a expectativa do Ministério da Educação (MEC). Mais de 500 mil alunos em todo país realizaram nesse fim de semana o primeiro simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Idealizada inicialmente para concluintes do ensino médio, a avaliação estará acessível no portal para todos os interessados. Assim, quem não participou da prova terá a oportunidade de fazê-la nos próximos dias 07 e 08.

De acordo com dados do MEC, os cursos mais procurados pelos participantes foram os de Medicina, Direito, Administração, Psicologia, Engenharia Civil, Enfermagem, Odontologia, Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, e Medicina Veterinária.

O provão foi composto por 80 questões, sendo 60 extraídas de provas de edições anteriores do Enem e 20 inéditas. De acordo com o desempenho geral dos participantes, ciências humanas foi a área com maior média de pontos (534). A de matemática ficou em segundo lugar, com 524, seguida de linguagens e códigos, que registrou 506. A média de pontos mais baixa foi a de ciências da natureza (500). Em cada área de conhecimento, a nota máxima foi de 733 para linguagem, 773 para matemática, 749 para ciências humanas e 757 para ciências da natureza.

As questões desse primeiro simulado, que abordaram assuntos relacionados à cidadania e à democracia, registraram mais índice de acertos. Na área de geografia, formas de relevo tiveram mais destaque. Geometria analítica e reações químicas registraram índice menor de acertos.

Próximos

Estão previstos outros três simulados on-line, em 25 de junho, 13 de agosto e nos dias 08 e 09 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento do aprendizado do ano letivo. Na prática, o último simulado corresponderá a um exemplo de teste completo de como será, de fato, no dia das provas do Enem de 2016.

Com o resultado imediato do simulado, o estudante pode estabelecer uma comparação com a nota de corte do Enem para o curso e a universidade de interesse, com vistas à graduação.

Videoaulas

A partir da última segunda-feira, 02, os estudantes contam com um recurso extra de preparação para o exame e para ampliar o aprendizado. É o MECFlix, ferramenta interativa que oferece gratuitamente videoaulas e links para portais que auxiliam nos estudos.

A TV Escola veicula o programa Hora do Enem em parceria com mais de 40 emissoras. A transmissão ocorre todos os dias, às 18h, com uma hora de duração e um intensivo no fim de semana. Todo conteúdo está acessível a qualquer hora do dia na internet, através de smartphone, tablet ou computador.

*Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Acusado de ser um dos principais traficantes de drogas do bairro América morre após troca de tiros com policiais
Diretoria regional da OAB/SE toma posse no município de Estância
Em Aracaju, 56% dos idosos internados por covid estão com dose de reforço atrasada
CAASE debate saúde mental do advogado e promove ação social