Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Relatório Comissão do Impeachment presta serviço à sociedade”, diz senador

O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), membro da Comissão Especial do Impeachment, reafirmou na tarde da quinta-feira, 5, em contraposição a defesa do advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, que a verdade é que os fatos se impõem de maneira cristalina, tão óbvia, que qualquer argumento em defesa da presidente Dilma Rousseff (PT) soa como mero exercício de retórica. “Uma retórica vazia, esquálida, desprovida de qualquer substância”.

Para o líder do PSC no Senado, a verdade é que ao analisar as contas da presidente da República de 2014, a Suprema Corte de Contas do país, considerou que houve uma edição naquele ano de decretos de créditos suplementares sem comprovar que eles eram compatíveis com a obtenção da meta de resultado primário estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentária, ferindo assim, no entendimento do Tribunal o artigo 4º da Lei Orçamentária.

“O pior é que a grande parcela desses créditos suplementares foi para financiar subsidiariamente obras pagas pelo povo brasileiro em países de regimes totalitários, como Angola, Venezuela e Cuba, como se o Brasil fosse detentor de bons hospitais, boas escolas, excelentes rodovias, desfrutasse de boa infraestrutura urbana”, explicou Eduardo.

Reiterando as falhas da presidente, o senador afirmou que houve continuação da prática “delituosa” no ano de 2015, e após ter editado seis decretos de créditos suplementares, enviou ao Congresso Nacional, na tentativa de remediar esse problema das contas públicas. “Esse projeto não obteve meu voto favorável, pois já havia feito um juízo de valor de que esse governo há muito vinha praticando uma gestão orçamentária temerária”, disse.

O senador registrou a sua satisfação com a conclusão do relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), para ele “prestou um imenso serviço à nossa sociedade e desempenhou um papel histórico de altíssima relevância neste momento tão difícil que vivemos no Brasil”.

Assessoria de Imprensa

Leia também