Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

UMA SEXTA-FEIRA CHEIA

DIÓGENES BRAYNER – plenario@faxaju.com.br

O processo de escolha do précandidato a prefeito de Aracaju com apoio da base aliada, vem se afunilando. Os partidos que têm nomes para oferecer à disputa estão impacientes e cansados de esperar. A militância de todos eles já considera que está na hora de uma definição por parte do governador Jackson Barreto (PMDB), para que os nomes que sobrarem possam adotar posições ou apoiarem quem for indicado.

Amanhã será uma sexta-feira de muitas conversas e prováveis decisões. O Palácio de Veraneio terá um tráfego intenso de políticos. O governador marcou encontros com Valadares Filho (PSB) e Luiz Mitidieri (PSD). Os partidos dos dois já fecharam acordo para indicar o deputado socialista a prefeito de Aracaju. E não pretendem recuar desse objetivo, já exposto aos filiados e aos eleitores.

Jackson vai receber também o deputado federal Jony Marcos e o prefeito de Canindé do São Francisco, ambos do PRB. São vários assuntos que os dois levam. Um deles as eleições a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, que Jony deseja algum aceno de JB para apoiá-lo. Podem ainda tratar da saída de Mardoqueu Bodano (PRB) da Cohidro, mas isso Jackson já explicou aos três e é assunto resolvido.

Também terá reunião com líderes do PT – essa será hoje – que está flexível a qualquer que seja a decisão do governador Jackson Barreto, principalmente na indicação de Eliane Aquino à vice. O PT não criará obstáculos, mesmo que analise depois, porque já nomeou JB como o maestro de qualquer banda que leve para o show.

Pode acontecer um único problema: Se Jackson jogar mais para frente a indicação do précandidato do bloco, ou mesmo decida quem seja, o PSB vai agradecer e anunciar que se desligará da base e manterá Valadares Filho como précandidato a prefeito.

JACKSON

A indicação do nome de Mardoqueu Bodano (PRB) para a Cohidro não foi feita pelo PRB. Bodano é da cota pessoal do governador Jackson Barreto.

JB diz que isso não vai implicar em problema entre o Governo e o partido.

POSIÇÃO

Na conversa que teve com Mardoqueu, na semana passada, Jackson Barreto visou que ele (Mardoqueu) ocuparia uma outra atividade no Estado.

– Tudo que o PRB indicou para cargos, não será alterado, disse.

FELIZOLA

Jackson Barreto disse que precisa organizar os perímetros urbanos. Para isso indicou o advogado José Carlos Felizola, para a direção da Cohidro

– Lá precisa de uma pessoa ligada ao setor jurídico, informou um deles.

MUDANÇA

Uma das reformas que será feita nos perímetros irrigados é que os posseiros paguem a energia elétrica que usam, já que o Estado entra com a parte técnica.

E isso precisa de um trabalho de entendimento entre as partes.

A POSSE

Carlos Felizola assume a Cohidro hoje à tarde, na sede da companhia, em solenidade simples. O nome de Felizola foi aprovado pelo Conselho Deliberativo.

Felizola pretende adotar uma administração técnica.

CONVERSAS

Amanhã as conversas vão rolar. Governador Jackson Barreto (PDB) tem pauta marcada com Valadares Filho (PSB) e com Fábio Mitidieri (PSB).

O papo deveria ter ocorrido terça-feira em Brasília.

RESULTADO

A conversa de JB com Valadares e Fábio deve ter algum resultado depois de exposta e a decisão será tomada pelo que todos ouvirem.

PSB e PSD esperam que algum caminho seja concretamente exposto.

SUCESSÃO

É provável que essa conversa de amanhã defina como fica a indicação do candidato a prefeito da base aliada, de responsabilidade do governador.

Há certa impaciência em relação a isso.

NO PMDB

O deputado federal Zezinho Guimarães (PMDB) disse ao “Jornal da Cidade” que se o deputado federal André Moura (PSC) quiser filiar-se ao PMDB será bem vindo.

– Desde que não seja no comando do partido em Sergipe.

NÃO QUER

O governador Jackson Barreto, ao ler a declaração de Zezinho, disse que André Moura não será bem vindo ao PMDB de nenhuma forma.

– Nem no Comando e nem fora dele, disse.

VALADARES

De Brasília chega a informação de que o PSC aceita uma composição com o PSB, mas que o candidato a prefeito será o senador Eduardo Amorim.

O senador vê chance de eleger-se através de pesquisas.

VICE-VERSA

Um integrante do PSB também informa que Valadares Filho vê dificuldade em se aliar ao PSC e prefere manter composição com o PSD e siglas como PRB e PDT.

As conversas avançam muito.

EDVALDO

Précandidato a prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB) está conversando com o PT aos borbotões. PT e PCdoB têm algo em comum: a posição política.

Mas o partido não fará nada sem conversar com Jackson Barreto.

DIAPASÃO

Segundo um dos seus militantes de estrela reluzente, o PT já está “afinando sua viola” e pode até sugerir algumas saídas para a indicação do précandidato a prefeito.

– Mas o “diapasão” será o do governador, disse.

ENCONTRO

Membros da cúpula do PT também conversam hoje com Jackson Barreto, para fazer uma avaliação tanto do momento quanto da questão sucessória.

Um definição final do partido sairá até o final deste mês.

PROJETO

O deputado Laércio Oliveira (SD) explicou ontem o seu projeto de lei que regulamenta a questão da área de lazer dos trabalhadores nas empresas.

Disse que empresas oferecem áreas de entretenimento e esporte aos funcionários.

PROBLEMA

Alguns empregados que iniciavam o expediente às 9 horas e chegavam às 7 horas para a prática de esportes e uso da academia, provocaram problemas.

É que quando demitidos cobraram as horas de lazer e ganharam no TRT.

RÁPIDO

Na porta da CEF, no final da avenida Pedro Valadares, um homem saiu para fazer um saque no cash e a deixou a mulher esperando no carro. Aconteceu por volta das 14h.

Um motoqueiro mandou a  mulher descer e levou o carro.

Notas

Denunciado – Senador Delcídio do Amaral entregou à PGR uma série de documentos que, segundo ele, comprova seu encontro com o ex-presidente Lula para tramar contra a Operação Lava Jato. Lula foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF por obstrução à Justiça.

0x0

Dívidas – A Câmara aprovou ontem a Medida Provisória 707/15, que reabre prazos e concede mais benefícios para a quitação ou renegociação de dívidas rurais, na forma do projeto de lei de conversão do deputado Marx Beltrão (PMDB-AL). A proposta foi alterada para beneficiar os produtores da Região Nordeste.

0x0

Elogios – Os advogados de José Dirceu incluíram elogios à atuação do juiz Sérgio Moro em um documento de 354 páginas que traz as alegações finais da defesa de Dirceu, os advogados dedicam quatro páginas para enaltecer o magistrado que se tornou símbolo do combate à corrupção no País.

0x0

Defesa – Segundo Ricardo Noblat, comandantes militares estão irritados com a notícia de que o advogado Antônio Mariz será o próximo Ministro da Defesa. Consultados por Michel Temer, eles indicaram o nome de Raul Julgman, deputado do PPS de Pernambuco, com amplo trânsito na área militar.

0x0

Ocupação – Estudantes que ocupam o plenário da Assembleia de São Paulo decidiram manter a mobilização até que uma CPI para investigar fraude na merenda escolar do estado seja instalada. Deputados do PT, PSOL e PCdoB apoiam o protesto e conseguiram liberar a entrada de alimentos para os estudantes.

0x0

Queixa – Deputados do Democratas (DEM) apresentaram ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra, uma notícia-crime requerendo a instauração de inquérito policial para investigar os atentados que foram feitos contra as sedes do partido em diversas localidades.

Conversando

Economia – É triste ver a economia brasileira estagnada e entrando em colapso. Pedidos de recuperação judicial quase dobram em 2016 até abril.

Carniça – André Forastieri lamenta: Esse Brasil da velha política tá morto. O povo não acredita mais. Mas tem uns graúdos que faturam bem com a carniça.

Irreversível – Gerson Camarote diz, em seu blog, que Impeachment ficou irreversível com pedido de investigação de Dilma Rousseff.

“Vagina” – Manchete de capa do Diário do Iguaçu: “Gerência da Saúde afirma que não vai faltar vagina”. O certo seria “vacina”. Revisão é traiçoeira…

Selfie – Do humorista Mução: “Quando for fazer uma selfie, evite mostrar calcinha pendurada no box, parede sem reboco e garrafa pet cheia d’água”.

Tocha – Sargento Edgard diz que se entregarem a tocha olímpica a um Bombeiro Militar do Rio de Janeiro, ele apaga o fogo. Está indo trabalhar a pé, por falta de salário.

Ataques – Valmir Monteiro fala dos ataques preconceituosos a Sergipe, a Lagarto e ao juiz Marcel Maia Montalvão.

Suspeito – Justiça de Sergipe pede a prisão de Walmir Marques, suspeito de ter gravado vídeo difamando o Estado nas redes sociais.

Convenção – Carlos Lupy, vem a Sergipe amanhã para convenção estadual do partido. Vem também Ciro Gomes, précandidato a presidente da República.

Leia também