Aracaju, 28 de março de 2024

Geoprocessamento urbano é apresentado para alunos da UFAL (Foto: Ascom/Seplog)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
AAAGEO

Após solicitação do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) à Prefeitura de Aracaju, na tarde desta quinta-feira, 6, alunos da instituição assistiram uma apresentação a respeito do Geoprocessamento na Gestão, Planejamento Urbano e na Regularização Fundiária de Aracaju. A ação promovida pela Coordenadoria Geral de Desenvolvimento Urbano (COGEDURB), da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog,) aconteceu no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Seplog, Ana Neri, trata-se do processamento informatizado de dados georeferenciados. “O ‘geo’ é um sistema muito importante para a capital e um trabalho excepcional conhecido em toda a América Latina. Fico satisfeita em saber que outros estados já reconhecem a aplicação dessa ferramenta em Aracaju, pois ele utiliza um banco de dados que permite o uso de informações cartográficas para obter informações sobre edificações, tamanho do lote, taxa de ocupação e número de ocupação, por exemplo”, explica.

Simone Rachel, que é a professora responsável pela visita, agradeceu a receptividade da gestão e reconheceu o potencial do ‘geo’. “Aracaju está de parabéns por aplicar o ‘geo’ em suas ações de urbanismo e habitação. Comparando com Alagoas, a capital sergipana está à frente nesse processo e por isso achei válido apresentar aos alunos”, justificou.

O estudante Marciano Aparecido comentou sobre a apresentação. “Chamou minha atenção a forma como o município lida com as áreas de interesse social, já que aqui se trabalha em oferecer estrutura e não em retirar os moradores transferindo para outra localidade diferente de como acontece em meu estado. Tirei muitas dúvidas e achei super interessante como o ‘geo’ é aplicado e influencia nas ações da Prefeitura”, disse o aluno.

Fonte: AAN

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também