Aracaju, 26 de setembro de 2021

Médicos homenageiam o governador Jackson Barreto de Lima (Foto: Victor Ribeiro)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Classe reconheceu apoio do governador à produção cultural da Medicina e à defesa da saúde pública

Uma noite de celebração para a Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) transformou Sergipe no estado brasileiro da Medicina, com a abertura do XVI Conclave da Federação e da Assembleia Geral Extraordinária para posse de diretoria da instituição, para os próximos dois anos. O evento, que acontece pela primeira vez no estado, homenageou o governador de Sergipe, Jackson Barreto, com a outorga do Título Benemérito da Federação. Na solenidade, também foi empossado como presidente da Federação, o médico sergipano José Hamilton Maciel.

O título  conferido ao governador foi concedido por aclamação em 31 de março, mesma data que elegeu o médico José Hamilton Maciel para comandar a entidade nacional, em sucessão ao médico paraibano Antônio Carneiro Arnaud.

Segundo o presidente, Antônio Carneiro Arnaud, que deixou o cargo, a decisão da Federação em homenagear o governador é o reconhecimento do apoio e do trabalho de Jackson Barreto em defesa da produção cultural das Academias de Medicina e em defesa da saúde pública. A Federação destaca o fato de o governador não ter medido esforços ao ceder um prédio histórico de propriedade do Estado para abrigar a Academia Sergipana de Medicina.

“Nesse elevado posto, o governador Jackson Barreto tem demonstrado ser grande amigo da classe médica. Entregou as chaves do Instituto Parreiras Horta para sediar a Academia Sergipana de Medicina, a Sociedade Brasileira de Médicos Escritores em Sergipe e o Museu de Medicina do Estado. Esse ato administrativo de apoio à Academia Sergipana de Medicina é extensivo à Federação Brasileira e com certeza repercutirá por todo território brasileiro. Espero e desejo que ele sensibilize seus colegas governadores para apoiar as academias dos seus estados”, disse Antônio Carneiro Arnaud.

O governador agradeceu aos membros da Federação por ter escolhido Sergipe para ser sede de um evento tão importante como o XVI Conclave da FBAM. Segundo ele, foi uma honra para o estado de Sergipe receber figuras tão marcantes da medicina e da vida do país.

“Ser homenageado pela classe médica é um prêmio, um reconhecimento que me deixa muito orgulhoso. Vejo o médico, acima de tudo, como um humanista a serviço da população. A medicina sergipana tem crescido muito em qualidade e nós contribuímos, compreendemos e aplaudimos esses médicos que mostram a qualidade da medicina daqui”, disse o governador.

Jackson também elogiou a posse de Hamilton como presidente da Federação das Academias de Medicina. “É um prestígio para o nosso povo. Mostra o talento da gente sergipana”.

Durante o evento, ocorreu ainda o lançamento do Selo Comemorativo dos 30 anos da FBAM pelos Correios. A relações públicas da empresa, Sônia Maria Silva, falou da importância de eternizar momentos e instituições com selos comemorativos, selo postal personalizado.

“Os selos personalizados são instrumentos de comunicação que eternizam datas especiais perpetuando a trajetória e realizações de instituições e pessoas”, disse ela.

O novo presidente

José Hamilton Maciel é psiquiatra e focou uma parte da sua atuação profissional na defesa da Medicina e dos colegas. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, associado da ABP desde 1975, fundou a Associação Sergipana de Psiquiatria, o grupo de Alcoólicos Anônimos de Sergipe e foi presidente Nacional do Núcleo de Alcoólicos Anônimos do Brasil. Foi presidente da Somese de 1985 a 1989 e da Academia Sergipana de Medicina (1996/99).

O novo presidente da FBAM falou do trabalho que realizará junto à Federação. “´É emocionante, dentro de um Brasil tão grande, com estados maiores, Sergipe ser a escolha unânime de um presidente de uma instituição tão importante, como a FBAM”, disse Hamilton Maciel.

Além de José Hamilton Maciel, foram eleitos no dia 31 de março, os sergipanos Lúcio Prado Dias como secretário geral e Hildete Caldas como diretora financeira da entidade nacional. A vice-presidência ficou com o médico paulista, José Roberto Baratella.

Mais homenageados

Foram homenageados também, com a Entrega do Diploma de Membro Benemérito da FBAM, o secretário Geral do Conselho Federal de Medicina (CFM), Henrique Batista e Silva (SE); o 2º Tesoureiro do CFM, Dalvélio de Paiva Madruga (PB); o presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), João Gonçalves de Medeiros Filho (PB), e José Alberto Rodrigues Teixeira, da Ordem dos Advogados do Distrito Federal (OAB-DF).

Já o professor Juan José Rivas Pascua, o ex-secretário de Estado da Saúde, José Macedo Sobral e o médico Antônio Carneiro Arnaud foram homenageados com a Entrega de Diplomas de Membro Benemérito e Honorário da Academia Sergipana de Medicina.

Fonte: ASN

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado