Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

Declarações contra Jackson Barreto são infantis e mentirosas, afirma Rogério

Na manhã desta quinta-feira (5), o presidente estadual do PT em Sergipe, Rogério Carvalho, concedeu entrevista ao radialista George Magalhães e contestou, de forma indignada, declarações do secretário nacional da juventude do PT, Jefferson Lima, que em seu perfil no facebook classificou o governador Jackson Barreto (PMDB) como “golpista”, em razão do voto do deputado federal Fábio Reis (PMDB), favorável ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Jefferson também declarou que defenderá, na direção nacional do partido, uma candidatura própria em Aracaju, ou aliança com o ex-prefeito Edvaldo Nogueira.

Rogério considerou as declarações “sem sentido e fora da realidade”, e pediu desculpas ao povo sergipano e ao próprio governador. “Quando se agride um líder com a história como a de Jackson Barreto, a gente está agredindo o seu povo, por isso, peço desculpas ao povo de Sergipe e ao governador Jackson Barreto por essa agressão tão infantil, descabida e mentirosa”. Disse ainda que as declarações de Jefferson não têm a menor relação com os fatos, com a postura e com a própria história do governador. “Quando Jackson e sua geração estavam lutando contra a ditadura militar, pessoas como esta, que fez esta declaração, não tinham nem nascido. Jackson, com a sua geração e várias lideranças, colocaram suas vidas em risco para defender a democracia”.

Rogério fez um resumo da atuação do governador no processo e lembrou que Jackson Barreto, desde o primeiro momento, assumiu a defesa da presidente Dilma contra o golpe, articulando reuniões com ministros, governadores e se insurgindo contra a posição majoritária do seu partido, que decidiu pelo afastamento da presidenta.

E disse que não se surpreendeu com voto do deputado federal Fábio Reis (PMDB). “Nenhum tipo de surpresa porque em Lagarto, minha cidade, o prefeito que o apoia votou em Aécio Neves, então isso não era nenhuma surpresa”.

Vários petistas pediram espaço no programa e declararam apoio ao desagravo do presidente do PT, e repudiaram as declarações do secretário nacional da juventude do PT, Jefferson Lima.

O secretário estadual do meio ambiente, Olivier Chagas, afirmou que as declarações soam como desequilíbrio, “uma espécie de surto”, e que o governador é um dos políticos mais reconhecidos pelo povo sergipano”. Na mesma linha, o prefeito de Poço Redondo, Roberto Araújo, cobrou responsabilidade quando se faz postagens pelas redes sociais e que foi um “momento infeliz” a agressão contra o governador. “As pessoas têm que ter responsabilidade sobre o que postam nas redes sociais, porque isso pode criar problemas para as pessoas e nós do PT não admitimos isso que aconteceu com o governador”, desabafou o prefeito.

Chico dos Correios, prefeito de Nossa Senhora da Glória, considerou um desrespeito à história do governador, “que tem um passado, tem uma história na política brasileira e sergipana em defesa dos mais oprimidos, na luta contra a ditadura militar e de forma alguma deixou de apoiar a presidenta Dilma”.

Já a ex-primeira-dama, Eliane Aquino, mostrou-se “surpresa e assustada” com a postagem de Jefferson Lima e que é testemunha da luta do governador na tentativa de reverter os votos dos deputados federais em favor da presidenta Dilma Rousseff. “Não compactuo com isso (as declarações de Jefferson) de forma alguma. Sei da história de Jackson, respeito sua história de luta na ditadura. Eu sei o trabalho que Jackson teve, o papel que Jackson teve em todo esse processo. Ele poderia ter tido uma posição completamente diferente. Em vários momentos estive com ele e vi o esforço que ele teve”.

O vereador Emmanuel Nascimento (PT) também condenou as declarações e elogiou a coragem e firmeza de Jackson em fazer a defesa da presidenta.  “O governador Jackson Barreto não é golpista e nem traidor, ele agiu dignamente nesse processo a favor da presidente Dilma Rousseff e contra o impeachment. Chegaram até a ameaçar de tirar o PMDB dele. Jackson tem uma história democrática, de justiça social, que sempre trabalhou pelo interesse dos mais pobres e não poderia defender este golpe. Em relação ao impeachment, Barreto foi honesto durante todo esse tempo”, disse o presidente Municipal do Partido dos Trabalhadores, vereador Emmanuel Nascimento.

Na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Francisco Gualberto ocupou a tribuna no pequeno expediente para também ressaltar a defesa do governador Jackson Barreto em favor da presidenta Dilma. “A discussão se o deputado do PMDB não atendeu ao governador é outra. O governador se manifestou no rádio, na televisão, nos jornais, nas conversas e nos atos públicos em favor da presidenta Dilma e contra o golpe. Vi também o presidente desta casa (Luciano Bispo) que é do PMDB, gravar entrevista se posicionando contra o golpe. Então, temos plena consciência do papel que cumpriu o governador Jackson Barreto nessa questão do impeachment”.

ELEIÇÕES 2016

Rogério Carvalho declarou que houve um encontro com o presidente do diretório municipal de Aracaju, vereador Emmanuel Nascimento, e ficou definido que os debates começarão no dia 1º de junho, onde os filiados e militantes terão a oportunidade de expressar o pensamento sobre candidaturas.

Sobre o encontro que teve com o pré-candidato Edvaldo Nogueira (PCdoB), Rogério disse que foi uma boa conversa e que dentro do partido há grupos que defendem o nome do ex-prefeito e que há grupos que simpatizam com a candidatura do peemedebista Zezinho Sobral (PMDB). “É preciso que a gente (bloco aliado) sente, sob a liderança do governador Jackson Barreto, para definir qual caminho seguir, para que a gente possa ter força eleitoral e capacidade de ganhar a eleição e devolver ao povo a alegria de viver, de morar em uma cidade que cuida das pessoas. Esse é o desafio que está posto para a gente.Precisamos ter serenidade e maturidade para que a gente não produza desgastes nestas disputas iniciais, que impeçam que estejamos todos juntos para retomar a prefeitura de Aracaju”,  finalizou o presidente do PT.

Ascom PT/Se

 

Leia também