Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

GOVERNO DISCUTE NOVAS PARCERIAS COM O GRUPO VOTORANTIM

eff3c7378ead661efa130bfa5087d14e

Jackson Barreto recebeu diretores do grupo no Palácio de Veranio

O governador Jackson Barreto recebeu diretores do Grupo Votorantim em audiência na manhã desta sexta-feira, 6, no Palácio de Veraneio. A reunião teve como finalidade a apresentação de projetos voltados para a sustentabilidade ambiental aliados à competitividade comercial proporcionados pelos incentivos fiscais, cuja viabilização conta com a parceria do governo. O grupo possui uma fábrica de cimentos na cidade de Laranjeiras, que é a maior do Nordeste e a terceira maior do grupo.

Estiveram presentes na reunião o presidente da Votorantim Cimentos, Walter Hebert Dissinger, o diretor de Cimentos do Nordeste, Juan Aguilera e o acionista do Grupo Votorantim, Fábio Hermínio de Moraes. E acompanharam as discussões o presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Almeida Lima; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, Francisco Dantas e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Vinícius Mazza.

Durante a explicação dos planos de ação, que se referem entre outros aspectos, à redução da emissão de CO2, e reaproveitamento de materiais como pneus para a geração de energia, os executivos destacaram a importância de envolver todos os setores participantes. Alguns destes planos já são executados e outros estão em avaliação na Adema.

“Se nós tivermos o apoio do Estado na questão fiscal, na questão, por exemplo, do co-processamento (de resíduos) aumenta a competitividade da indústria sergipana e ela pode buscar novos mercados. Isso gera emprego, traz mais arrecadação, investimento e oportunidade, um ciclo virtuoso que melhora a cadeia toda”, destacou o acionista.

O governador Jackson Barreto avaliou as questões apresentadas de forma objetiva e disse que há uma preocupação dos empresários quanto aos incentivos fiscais para os novos empreendimentos que chegam em Sergipe na área cimenteira e eles querem buscar uma forma igualitária de tratamento em prol da competitividade de mercado.

“O governo prima pelo tratamento igualitário de todos os investidores no estado. A visão e o interesse do estado é que haja essa harmonia, pois não queremos que chegue uma indústria cimenteira e saia outra. Queremos a manutenção das duas e tudo o que uma tiver direito a outra também deverá ter, esta é filosofia do Estado. Nós estamos buscando mais investimentos, buscando formas compensatórias de como trabalhar, de sorte que a Votorantim não perca espaço com a chegada de novos investimentos no estado na mesma área”, garantiu o governador.

O secretário Francisco Dantas disse que em relação aos incentivos fiscais, já se reuniu com representante do grupo ontem para discutir a demanda apresentada. “Estamos nos programando para ainda este mês já fazermos a prorrogação dos incentivos. A questão está sendo discutida junto à Codise e nos comprometemos a fazer isso com brevidade”, informou. O governador solicitou também a avaliação da assessoria econômica do governo e do secretário da Fazenda.

Em relação aos processos da Votorantim em avaliação na Adema, o presidente do ógão, Almeida Lima, disse já ter conhecimento de todos eles, de suas demandas e garantiu agilizar os entraves existentes nos próximos noventa dias. Também participaram do encontro o superintendente executivo da Sedetec, Carlos Augusto Franco, os assessores do Governo, Ricardo Lacerda e Carlos Cauê e gerentes da indústria.

Fonte: ASN

Leia também