Aracaju, 6 de maio de 2024
Search

Festa do Caminhoneiro poderá ser em patrimônio cultural (Foto: assessoria)

MARIA_MENDONÇA

Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PP) transforma a festa do caminhoneiro, que ocorre tradicionalmente no município de Itabaiana, em patrimônio cultural e imaterial de Sergipe. Protocolada sob o número 35/2016, o PL sugere, ainda, que o evento seja colocado no calendário oficial do Estado de Sergipe. “Incontestavelmente, o que se pleiteia é tão somente que o poder público faça valer um dos seus deveres, quais sejam, incentivar, preservar e valorizar as manifestações culturais nele disseminadas”, justificou Maria. A proposta já foi encaminhada à mesa diretora da Assembleia Legislativa e deve ser apreciada, em breve, tanto nas comissões temáticas quanto em plenário.

A deputada ressaltou que, além de atrair inúmeros turistas dos mais diversos Estados brasileiros, a festa, tem um imenso condão cultural tanto o é que este ano, o evento estará completando 51 anos de existência. “É inconteste a relevância desse festejo no cenário sergipano, bem como dos seus protagonistas diretos, os quais representam uma categoria profissional que tem levado, para todas as regiões brasileiras, o nome não apenas do município de Itabaiana, mas também do nosso Estado”, argumentou Maria.

De acordo com ela “o caminhoneiro, é um trabalhador incansável, desbravador, destemido e que simboliza o maior desenvolvimento da cidade serrana, uma terra eclética, hospitaleira, que oportuniza aos que nela se instalam condições de trabalho e de construção de uma vida digna”. Maria Mendonça lembrou que Itabaiana através de uma propositura de sua autoria já se tornou a Capital Sergipana dos Caminhoneiros, pois proporcionalmente dispõe do maior número de caminhões, bem como ostenta o título de Capital Nacional do Caminhão.

A Festa – Anualmente, de 1º a 13 de junho, Itabaiana diariamente aglutina milhares de pessoas, culminando com uma noite festiva na praça de eventos, onde também se realiza uma grande e importante Feira de Negócios, voltada para o segmento do comércio de caminhão, e shows artísticos.

“Nesse período, a cidade serrana é cenário de grandes negócios, conferindo ao Estado de Sergipe uma visibilidade nacional com foco na atividade de transporte de cargas”, explicou Maria, observando que no dia 12  se comemora a Festa dos Caminhoneiros e “esse dia não representa, apenas, um dia de festejos artísticos, mas é caracterizado como um dia de reencontro, pois esses trabalhadores que atuam no risco das estradas, na solidão, na saudade e na esperança da chegada, fazem desta data,  um momento diferente se  programando para estarem presentes no seio do seus lares”.

Fonte e foto: assessoria

Leia também