Aracaju, 19 de janeiro de 2022

Prefeito João Alves prestigia edição do Pró-mulher (Foto: Ana Lícia Menezes)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Programa Pró-Mulher é uma das marcas da gestão do prefeito de Aracaju, João Alves Filho. Idealizado pela primeira-dama Maria do Carmo Alves há mais de 20 anos, quando o atual prefeito era governador do Estado, o programa foi levado ao âmbito municipal e beneficia centenas de pessoas de diversos pontos da cidade. Neste sábado, 7, a comunidade do bairro Olaria, Zona Norte da capital, foi atendida pelo programa coordenado pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O prefeito João Alves acompanhou as diversas ações feitas nas instalações da Escola Municipal Oviêdo Teixeira e ressaltou a importância de chegar a essa parcela da população. “Esse programa idealizado por Maria do Carmo foi premiado mundialmente e teve motivo para ser. Desde a sua implantação, mais de 260 mil pessoas foram atendidas e beneficiadas. Mulheres carentes que precisam desse tipo de atendimento. A Prefeitura é de todo mundo, porém, atender à parcela mais pobre é nosso maior dever”, destacou.

A edição do Programa ‘Pró-Mulher…Pró-Família’ promoveu o atendimento nas áreas de saúde bucal, ginecológica, oftalmológica, testes rápidos de sífilis, HIV, gravidez, verificação de glicemia e pressão arterial, vacinação, entre outros serviços. O foco maior do programa é a detecção precoce do câncer de colo uterino, onde são realizados exames de lâmina com o resultado sendo entregue no mesmo dia. “O câncer do colo do útero é o que mais mata entre as mulheres e aqui é feito o exame, dado o resultado e as pessoas doentes são encaminhadas para fazer todo o tratamento”, completou o prefeito de Aracaju.

A ação é extremamente valorizada por todos que participam da gestão. De acordo com o vice-prefeito, José Carlos Machado, esse programa é de tamanha importância que não deve deixar de ser realizado jamais. “Considero o Pró-Mulher, lançado há mais de 20 anos por Dona Maria do Carmo, um programa de saúde excelente, pois atende, sobretudo, a mulher carente. Temos é que intensificá-lo e realizá-lo sempre. É outra maneira da prefeitura realizar ações se deslocando para os bairros atendendo a população mais pobre, que realmente merece mais atenção. Essa é a nossa visão e também do prefeito João Alves Filho”, disse.

Sob a coordenação da Semfas, o Pró-Mulher voltou a ser realizado após breve parada. “Estamos felizes em voltar a promover esse programa. Todos que trabalham na Semfas ficam realizados em participar porque vemos a população que precisa tendo a assistência necessária” explica a secretária da Família e Assistência Social, Maria Selma Mesquita.

O secretário Municipal da Saúde, Antonio Almeida, reforçou a parceria entre as secretarias de saúde e assistência social. “O intuito dessa parceria é engajar ainda mais toda a prefeitura e fazer algo único. O Pró-Mulher é coordenado pela Semfas, mas estamos à disposição com toda a estrutura. Trata-se de um trabalho muito relevante no combate a algumas doenças, principalmente da mulher. Vacinas, ginecológicos, oftalmológicos, entre outros”, relatou.

O secretário de Comunicação Social, Carlos Batalha, também acompanhou as atividades no bairro Olaria. “Esse programa é um dos mais vitoriosos, se não for o mais importante, das administrações do prefeito João Alves. É reconhecido mundialmente pelo combate ao câncer no colo do útero. Porém, é bom ressaltar que o programa é para toda a família já que dispomos de vários tipos de atendimento durante a ação”, destacou.

Satisfação

Uma das beneficiadas da ação realizada no Bairro Olaria foi Valda Maria da Conceição. Participando pela primeira vez, a dona de casa elogiou a ação da Prefeitura. “Acho uma ótima ideia esse programa. É a primeira vez que participo e fiz exames de lâmina, de vista, verifiquei a pressão e diabetes também. Com o Pró-Mulher, muita gente que não tem tempo de ir ao médico consegue os exames perto de casa e num sábado”, explicou.

Segundo a empregada doméstica Lucineide Silva, o programa dá a oportunidade prevenção a quem não consegue ir a um médico regularmente. “Hoje é preciso dinheiro para tudo e para ter alguns tipos de atendimento na saúde também. Aqui temos esses serviços de graça. É uma ótima oportunidade que a Prefeitura nos dá”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes nesta edição do Pró-Mulher…Pró-Família a idealizadora do projeto e primeira-dama municipal, Maria do Carmo Nascimento Alves, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o de Esporte e Juventude, Carlos Eloy, além de vereadores de Aracaju.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

João Daniel entrega 150 cisternas a municípios do Alto Sertão
Seduc divulga lista de alunos selecionados para a Exposição AVIE!
Estado de Sergipe comemora um ano de vacinação com mais de três milhões de doses
Secretaria da Segurança Pública abre seleção para estagiário de design