Aracaju, 19 de setembro de 2021

Prefeito João Alves prestigia edição do Pró-mulher (Foto: Ana Lícia Menezes)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Programa Pró-Mulher é uma das marcas da gestão do prefeito de Aracaju, João Alves Filho. Idealizado pela primeira-dama Maria do Carmo Alves há mais de 20 anos, quando o atual prefeito era governador do Estado, o programa foi levado ao âmbito municipal e beneficia centenas de pessoas de diversos pontos da cidade. Neste sábado, 7, a comunidade do bairro Olaria, Zona Norte da capital, foi atendida pelo programa coordenado pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social (Semfas), em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O prefeito João Alves acompanhou as diversas ações feitas nas instalações da Escola Municipal Oviêdo Teixeira e ressaltou a importância de chegar a essa parcela da população. “Esse programa idealizado por Maria do Carmo foi premiado mundialmente e teve motivo para ser. Desde a sua implantação, mais de 260 mil pessoas foram atendidas e beneficiadas. Mulheres carentes que precisam desse tipo de atendimento. A Prefeitura é de todo mundo, porém, atender à parcela mais pobre é nosso maior dever”, destacou.

A edição do Programa ‘Pró-Mulher…Pró-Família’ promoveu o atendimento nas áreas de saúde bucal, ginecológica, oftalmológica, testes rápidos de sífilis, HIV, gravidez, verificação de glicemia e pressão arterial, vacinação, entre outros serviços. O foco maior do programa é a detecção precoce do câncer de colo uterino, onde são realizados exames de lâmina com o resultado sendo entregue no mesmo dia. “O câncer do colo do útero é o que mais mata entre as mulheres e aqui é feito o exame, dado o resultado e as pessoas doentes são encaminhadas para fazer todo o tratamento”, completou o prefeito de Aracaju.

A ação é extremamente valorizada por todos que participam da gestão. De acordo com o vice-prefeito, José Carlos Machado, esse programa é de tamanha importância que não deve deixar de ser realizado jamais. “Considero o Pró-Mulher, lançado há mais de 20 anos por Dona Maria do Carmo, um programa de saúde excelente, pois atende, sobretudo, a mulher carente. Temos é que intensificá-lo e realizá-lo sempre. É outra maneira da prefeitura realizar ações se deslocando para os bairros atendendo a população mais pobre, que realmente merece mais atenção. Essa é a nossa visão e também do prefeito João Alves Filho”, disse.

Sob a coordenação da Semfas, o Pró-Mulher voltou a ser realizado após breve parada. “Estamos felizes em voltar a promover esse programa. Todos que trabalham na Semfas ficam realizados em participar porque vemos a população que precisa tendo a assistência necessária” explica a secretária da Família e Assistência Social, Maria Selma Mesquita.

O secretário Municipal da Saúde, Antonio Almeida, reforçou a parceria entre as secretarias de saúde e assistência social. “O intuito dessa parceria é engajar ainda mais toda a prefeitura e fazer algo único. O Pró-Mulher é coordenado pela Semfas, mas estamos à disposição com toda a estrutura. Trata-se de um trabalho muito relevante no combate a algumas doenças, principalmente da mulher. Vacinas, ginecológicos, oftalmológicos, entre outros”, relatou.

O secretário de Comunicação Social, Carlos Batalha, também acompanhou as atividades no bairro Olaria. “Esse programa é um dos mais vitoriosos, se não for o mais importante, das administrações do prefeito João Alves. É reconhecido mundialmente pelo combate ao câncer no colo do útero. Porém, é bom ressaltar que o programa é para toda a família já que dispomos de vários tipos de atendimento durante a ação”, destacou.

Satisfação

Uma das beneficiadas da ação realizada no Bairro Olaria foi Valda Maria da Conceição. Participando pela primeira vez, a dona de casa elogiou a ação da Prefeitura. “Acho uma ótima ideia esse programa. É a primeira vez que participo e fiz exames de lâmina, de vista, verifiquei a pressão e diabetes também. Com o Pró-Mulher, muita gente que não tem tempo de ir ao médico consegue os exames perto de casa e num sábado”, explicou.

Segundo a empregada doméstica Lucineide Silva, o programa dá a oportunidade prevenção a quem não consegue ir a um médico regularmente. “Hoje é preciso dinheiro para tudo e para ter alguns tipos de atendimento na saúde também. Aqui temos esses serviços de graça. É uma ótima oportunidade que a Prefeitura nos dá”, afirmou.

Presenças

Também estiveram presentes nesta edição do Pró-Mulher…Pró-Família a idealizadora do projeto e primeira-dama municipal, Maria do Carmo Nascimento Alves, o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, o de Esporte e Juventude, Carlos Eloy, além de vereadores de Aracaju.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe receberá mais de 64 mil vacinas contra Covid-19
Prefeitura em Ação é realizado no Povoado Mata do Peru
Jovem é presa suspeita de tráfico de drogas no bairro Olaria
VacinAju: confira a programação da repescagem e dose de reforço do fim de semana