Aracaju, 25 de setembro de 2021

Centro Cultural de Aracaju recebe 14ª Semana de Museus (Foto: Ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Durante os dias 17 e 18, o Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega), unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), recebe a 14ª Semana Nacional de Museus. O evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece em todo o Brasil. A ocasião irá propiciar que os museus fortaleçam laços e atuações com suas paisagens culturais.

O tema norteador da semana é “Museus e Paisagem Cultural” e o mote que será trabalhado pelo Centro Cultural é “Este Rio é Meu”. No evento acontecerão discussões em torno do assunto, trazendo diferentes pontos de vistas de professores que estudam os aspectos econômicos, sociais e ambientais do rio e pessoas que são ligadas a ele, como pescadores, canoeiros e marisqueiros.

O Centro Cultural, além de ser um local de disseminação cultural, recebe a semana de museus a fim de fortalecer a valorização de um de seus espaços, o Museu da Cidade Prefeito Viana de Assis.

A presidente da Funcaju, Aglaé Fontes fala da escolha do tema a ser tratado. “Todas as cidades que nascem às margens dos rios, tonam-se caminho e nesse ponto o tema “Este Rio é Meu”, foi escolhido para provoca vários olhares. Apena um título mexe com o imaginário e com as referências históricas, tornando-se um assunto muito interessante a ser debatido. Diante disso, estamos convidando estudantes, professores e pessoas que se sintam ligados a esse rio para participarem dessa jornada de estudos”, reforça.

A programação tem início no dia 17, às 8h30 no Museu Viana de Assis. Em seguida, acontece a mesa redonda no Teatro João Costa, onde professores trabalharão o tema. Já às 15h, na Sala de Exibição Walmir Almeida, será exibido o documentário “Os Catadores”. No dia 18, a partir das 9h, Aglaé Fontes fará uma palestra com o tema “História de Águas e Gente”, o professor Paulo Cesar de Oliveira palestrará também sobre o tema “Passeando no Rio”, logo após, acontece a mesa redonda “O que o Rio Nos Dá” que trará histórias contadas por personagem ligados a esse rio.

Serviço

A 14ª Semana Nacional de Museus acontece entre 16 a 22 em mais de mil museus de todo o país com o tema: Museus e Paisagem Cultural. O evento é promovido em alusão à comemoração ao Dia Internacional de Museus, que é no dia 18 de maio. Ao todo, serão desenvolvidas no Brasil 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

Programação

17 DE MAIO

9h – Teatro ‘‘João Costa”

Mesa Redonda – ‘‘ Esse rio é meu”

Profº. Samuel Albuquerque

Profª. Lilian Wanderley

Dr. Eduardo Matos

15h

15h – Sala de Exibição ‘‘Waldir Almeida”

DOCUMENTÁRIO: Marisqueiras- Jade Moraes

18 DE MAIO

9h- Teatro ‘‘João Costa”

Palestra- ‘‘Histórias de águas e de gente”

Profª. Aglaé Fontes

Palestra- ‘‘ Passeando no rio”

Profº. Paulo Cezar Oliveira

MESA REDONDA: ‘‘ O que o rio nos dá”

Conversa com marisqueiros, canoeiro e pescadores.

15h- Exibição do documentário: Marisqueiras

Com a presença da diretora Jade Morares

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado