Aracaju, 17 de setembro de 2021

Dona Zika se apresenta em escolas dos Bairros Industrial e Ponto Novo (Foto: ascom)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A equipe de teatro da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) apresentou o esquete teatral da Dona Zika em escolas dos bairros Industrial e Ponto Novo. No dia de hoje, 10, os atores estiveram na Escola Municipal José Airton de Andrade, situada no bairro Ponto Novo. Já ontem, 09, a equipe esteve na Escola Municipal Aelcebíades Melo, localizada no Bairro Industrial.

O esquete teatral da Dona Zika tem como principal objetivo sensibilizar as crianças das escolas municipais a combaterem o mosquito Aedes aegypti. Por meio da apresentação teatral, eles se tornam agentes multiplicadores e disseminam informação para todos.

No mês de maio está sendo positiva a procura das escolas pela apresentação. A agenda está quase lotada. E isso é resultado do trabalho que a equipe desenvolve. Para solicitar o esquete teatral, basta ligar para o Departamento de Educação Ambiental (EA), pelo telefone: 98104-0698.

História

Dona Zika é uma senhorinha cheia de vitalidade, mas que com sua ingenuidade acaba sendo enganada pelo mosquito da dengue, que está fantasiado de coelho. A senhora o leva para casa e o trata como se fosse seu animal de estimação. Em seguida, o catador de lixo entra em ação, observa o lixo da Dona Zika e comenta sobre o que ela consumiu durante o fim de semana. Ao perceber que na sacola plástica existem muitos resíduos desordenados, o catador propõe realizar a coleta diária em troca de um bolo, suco e dez reais. A Dona Zika não aceita e parte para cima do catador, na intenção de castigá-lo pela proposta incabível. Logo após, o catador se dá conta que a senhora cria o mosquito da dengue em sua residência. Com isso, o catador a incentiva sobre o risco que o mosquito está causando, tanto para ela, como para toda a comunidade. E é nessa hora que a Dona Zika acredita nas palavras do catador e juntos orientam as crianças sobre como devem evitar a proliferação do mosquito.

Horta Vertical

Além do esquete Dona Zika, a Sema realiza nas escolas a “Horta Vertical”. Os alunos plantam junto com a equipe hortaliças, como coentro, cebolinha, etc, para que possam consumir como merenda escolar futuramente. Nesta quinta-feira, 12, a Sema estará realizando a horta na Escola Municipal Francisco Guimarães, localizada à Praça Pedro Diniz Gonçalves filho, s/n, Conjunto Jardim Esperança, bairro Inácio Barbosa.

A ação faz parte do eixo temático ‘Plantando Sementes e Germinado Qualidade’ da Educação Ambiental, que visa sensibilizar crianças e professores a preservarem o ecossistema.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Hospital Cirurgia realiza ação para comemorar Dia Mundial da Segurança do Paciente
Preço médio do óleo diesel segue em alta no início do mês de setembro e litro se aproxima de R$ 5,00, aponta Ticket Log
Sergipe mantém vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, priorizando portadores comorbidades
Município e Estado se reúnem para definir regras de retomada de público nos estádios