Aracaju, 28 de setembro de 2021

Feiras de Artesanato e Comidas Típicas geram renda (Foto: Fundat)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A partir do próximo domingo, 15, a capital sergipana será contemplada com um novo projeto idealizado pela Prefeitura de Aracaju: as Feiras de Artesanato e Comidas Típicas. Ao todo, 183 comerciantes de alimentos e peças artesanais terão a oportunidade de expor seus produtos, obter retorno financeiro e oferecer à população uma nova fonte de consumo. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict), Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Guarda Municipal.

Na manhã desta segunda-feira, 9, a iniciativa foi lançada oficialmente aos participantes, em uma explanação no Centro Cultural de Aracaju.  Nesta primeira etapa, a feira será instalada em seis localidades: nos bairros Aruana, 13 de Julho e Industrial, Conjunto Inácio Barbosa e nas praças Fausto Cardoso e General Valadão. Para que as inscrições fossem efetivadas, era obrigatório que os vendedores possuíssem certificado de conclusão em cursos da Fundação. “O propósito é trabalhar para a geração de renda. Eles atenderam a todos os pré-requisitos e depositaram a confiança em nós”, enfatiza a presidente da Fundat, Gláucia Guerra.

É o caso da artesã Joelina dos Santos, que já passou pelas turmas de Bijuteria, Caixa de Presente, Peso de Porta, Técnica em Fuxico, Boneca de Pano, Biscuit e Bolsas Finas. “Acho que já tenho uns 20 cursos na Fundat”, supõe a aluna e mais nova feirante, que atuará no Conjunto Inácio Barbosa e nas praças Fausto Cardoso e General Valadão. “Eu faço variedades, com perfeição e bom acabamento. Sobrevivo do meu artesanato. É gratificante”, afirma Joelina.

O projeto também beneficiará a artesã Edilene de Lima, moradora do Conjunto Augusto Franco. Desde o final do ano passado, quando conheceu a Fundat, ela já ingressou nas turmas de Boneca de Pano, Pintura em Tecido, Biscuit, Reciclagem, Patchwork e Atendimento ao Cliente. “Hoje, isso vem sendo minha renda. Estou começando a ganhar dinheiro, investindo, para depois vir o lucro. Veio essa oportunidade e estou cheia de expectativa”, revela Edilene, que comercializará no Mirante do Bairro 13 de Julho e na Praça General Valadão.

No quesito gastronômico, Isanete Costa dos Santos terminou, recentemente, o curso livre de Bolos e Tortas. Além disso, concluiu a capacitação no Programa Alimento Seguro (PAS), possibilitando que desempenhe suas funções conforme as normas da Vigilância Sanitária. “Faço salgados e bolos para festas, é minha fonte de renda”, informa Isanete, que pretende adaptar as ofertas ao público-alvo. “Para cada feira, será algo diferente. Por exemplo, na 13 de Julho, onde o pessoal faz caminhada, vou levar salada de frutas e sanduíche natural”, revela.

Ação integrada

Presente ao lançamento do projeto, o titular da Semict, Walker Carvalho, salientou a importância das Feiras de Artesanato e Comidas Típicas para a sociedade aracajuana. “A intenção é que vocês tenham condições de manter um trabalho e o sustento das famílias. Que seja apenas o primeiro passo e que essa feira se solidifique”, enfatiza o secretário. Já o coordenador da Vigilância Sanitária, Ávio Britto, explicou que o papel fiscalizador da Covisa visa ao bem comum. “É um trabalho em prol da saúde e da comunidade. Somos parceiros, estamos ali para mostrar como o serviço deve ser feito”, esclarece Ávio Britto.

Confira o cronograma das Feiras de Artesanato e Comidas Típicas, válido a partir do dia 15/05:

*Feira no Mirante da 13 Julho – aos domingos, das 15:00 às 21:00  horas

*Feira na Praça Fausto Cardoso – às terças-feiras, de 9:00 às 18:00 horas

*Feira na Praça General Valadão – às quartas-feiras, de 9:00 às 18:00 horas

*Feira no Bairro Inácio Barbosa – às sextas-feiras, das 14:00 às 20:00 horas

*Feira no Bairro Industrial – às sextas-feiras, das 15:00 às 21:00 horas

*Feira no Bairro Aruana – aos sábados, de 9:00 às 18:00 horas

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia já tem suspeito do roubo das joias de Ana Alves, que inclui anel do seu pai, e já vai ouví-lo
Seduc convoca 57 educadores profissionais aprovados em seleção para cursos técnicos
Sergipe recebe mais de 67 mil vacinas para aplicação em primeira e segunda doses
Luciano Bispo diz que PDES revela potencialidades para investimentos