Aracaju, 28 de março de 2024

Governo promove mobilização para divulgar inscrições do Enem (Foto: Janaina Santos)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
3924272386370df9052690b3de52e386

Colégio Estadual Dom Luciano recebeu palestras institucionais sobre o Exame nesta terça, 10

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), promoveu na tarde desta terça-feira, 10, palestras instrucionais para alunos do Colégio Estadual Dom Luciano, objetivando divulgar o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve início na última segunda-feira, 09 e vai até o próximo dia 20.

“Firmamos uma parceria com os movimentos estudantis para nos ajudar nessa tarefa de divulgar o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio. O bom desempenho no ENEM pode mudar a vida de muitos alunos, por isso, é muito importante que todos participem e tenham excelentes notas”, disse Gilvânia Guimarães, coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seed.

Fábio Leite, diretor do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, lembrou aos alunos do Dom Luciano que no próximo sábado, 14, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) estará promovendo aulões do Pré-Universitário na quadra do colégio. “No dia 21 deste mês, iremos realizar outra revisão no Dom Luciano”, informou.

Gilvânia lembrou que, ao fazer o Enem, o aluno da rede pública que obter boas notas poderá participar de outros programas do Governo Federal, como, por exemplo, o SISU, Pronatec, ProUni, FIES, certificado para o ensino médio e entrar na UFS. “A transformação social passa pela educação”, disse.

TV Aperipê

A coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seed destacou a parceria firmada com a TV Aperipê de Sergipe. “Todos os dias, a partir das 13h, a emissora educativa do estado está levando ao ar dicas importantes sobre o Enem. É mais uma forma de ajudar nossos alunos da rede estadual de ensino”, disse.

De acordo com Gilvânia Guimarães, o aluno da rede estadual que estuda o terceiro ano não paga a taxa de inscrição para o Enem. “A inscrição dele é feita automaticamente”, disse. Os estudantes deverão se cadastrar, exclusivamente, no portal do Inep (enem.inep.gov.br/), cujo sistema ficará no ar até às 23h59min do dia 20, seguindo o horário de Brasília/DF.

A taxa de inscrição custa R$ 68 e o pagamento poderá ser realizado em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou agências dos Correios. Já os alunos de baixa renda que não estejam matriculados em escola pública poderão declarar carência para conseguir a isenção. Durante o período de inscrição, o sistema avisará se o pedido foi aceito.

Simulados

A plataforma de estudos gratuitos ‘Hora do Enem’ irá oferecer simulados on-line do Enem aos estudantes concluintes do ensino médio. Os alunos que têm acesso à internet poderão responder a avaliação em qualquer lugar, por meio de computador, tablet ou celular próprios. Já os que não dispõem desse recurso, terão a oportunidade de realizar o simulado em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

O primeiro simulado ocorreu no dia 30 de abril, e estão previstos outros três em 25 de junho, 13 de agosto e nos dias 08 e 09 de outubro. A abrangência dos assuntos cobrados nas avaliações seguintes avançará conforme o desenvolvimento do aprendizado do ano letivo. Na prática, a última prova corresponderá a um exemplo de teste completo de como será, de fato, no dia das provas do Enem de 2016.

Com o resultado imediato do simulado, o estudante pode estabelecer uma comparação com a nota de corte do Enem para o curso e a universidade de interesse, com vistas à graduação. Todas as 162 unidades de ensino que ofertam o ensino médio estarão cadastradas e aptas a oferecerem aos estudantes o acesso para que possam fazer o simulado. Apesar do programa ser aberto a todos, apenas os estudantes da rede estadual terão acesso a outras ferramentas, como análise de curso e orientação dirigida.

Fonte: Seed

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também