Aracaju, 19 de setembro de 2021

SEJA vai à palestra para Jovens e Adultos no NAT (Foto: Divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação/ Serviço de Educação de Jovens e Adultos (DED/SEJA), esteve na última terça-feira, 10, no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), em Aracaju (SE), para apresentar o funcionamento desta modalidade a um público de 70 pessoas que não estão inseridas no processo de ensino.

Durante a apresentação, Jorge Henrique Monteiro, representante do DED/SEJA, ressaltou que a EJA é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento de pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de vida.

Dessa forma, o retorno para a escola constitui uma possibilidade de aquisição do conhecimento formal com vistas à elevação da escolaridade, possibilidade de ascensão social e econômica ou à retomada de sonhos e projetos pessoais e coletivos interrompidos no passado. Assim, não existe idade certa ou errada para aprender; a aprendizagem é constante e infinita.

Como se inscrever

A Secretaria de Estado da Educação possui, atualmente, 109 escolas oferecendo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, 29 das quais são localizadas em Aracaju. Para ingressar no ensino fundamental (EJAEF I E II), o aluno precisa ter, no ato da matrícula, 15 anos completos e 18 anos completos no ensino médio (EJAEM).

A matrícula é feita online através do site da Secretaria de Estado da Educação (link do Portal da Matrícula) e deverá apresentar no primeiro dia de aula uma cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e duas fotos 3×4.

O curso é modular e o aluno passará por todas as disciplinas do ensino fundamental ou médio, a depender do período em que ele esteja matriculado, acelerando o término da formação em até dois anos de estudos.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Mulher é presa em flagrante pelo Denarc com centenas de munições, fuzil e drogas
Prefeitura realiza quarta edição especial do Programa Praia Limpa
Semana Acessibilidade terá roda de conversa e entrega Troféu
Bricelets: herança das freiras que viveram em clausura no convento