Aracaju, 18 de abril de 2024

SEJA vai à palestra para Jovens e Adultos no NAT (Foto: Divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
IMG_20160510_WA0006

A Secretaria de Estado da Educação, através do Departamento de Educação/ Serviço de Educação de Jovens e Adultos (DED/SEJA), esteve na última terça-feira, 10, no Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), em Aracaju (SE), para apresentar o funcionamento desta modalidade a um público de 70 pessoas que não estão inseridas no processo de ensino.

Durante a apresentação, Jorge Henrique Monteiro, representante do DED/SEJA, ressaltou que a EJA é uma modalidade da educação básica destinada ao atendimento de pessoas jovens, adultas e idosas da classe trabalhadora que, ao longo da sua história, não iniciaram ou mesmo interromperam sua trajetória escolar em algum ou em diferentes momentos de vida.

Dessa forma, o retorno para a escola constitui uma possibilidade de aquisição do conhecimento formal com vistas à elevação da escolaridade, possibilidade de ascensão social e econômica ou à retomada de sonhos e projetos pessoais e coletivos interrompidos no passado. Assim, não existe idade certa ou errada para aprender; a aprendizagem é constante e infinita.

Como se inscrever

A Secretaria de Estado da Educação possui, atualmente, 109 escolas oferecendo a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, 29 das quais são localizadas em Aracaju. Para ingressar no ensino fundamental (EJAEF I E II), o aluno precisa ter, no ato da matrícula, 15 anos completos e 18 anos completos no ensino médio (EJAEM).

A matrícula é feita online através do site da Secretaria de Estado da Educação (link do Portal da Matrícula) e deverá apresentar no primeiro dia de aula uma cópia da carteira de identidade, do CPF, do comprovante de residência e duas fotos 3×4.

O curso é modular e o aluno passará por todas as disciplinas do ensino fundamental ou médio, a depender do período em que ele esteja matriculado, acelerando o término da formação em até dois anos de estudos.

Assessoria de Comunicação da SEED

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também