Aracaju, 25 de setembro de 2021

Varizes: para além da estética uma questão saúde (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O aparecimento de varizes é um problema que atinge homens e mulheres. Além de incomodar esteticamente, consiste em um grave problema de saúde e deve ser tratado.  As varizes são veias dilatadas, tortuosas e insuficientes, que afetam principalmente as pernas e pés, visto que elas podem surgir com o aumento da pressão nas veias.

Os fatores para o seu aparecimento são genéticos e hereditários, ou seja, as pessoas que têm varizes possuem predisposição para tê-las. Os especialistas elucidam que existem dois tipos de varizes: as primárias, que são hereditárias e caracterizadas pelas linhas vermelhas e azuis, e as secundárias que são provenientes de doenças adquiridas cujo tratamento é mais difícil.

É preciso estar atento ao surgimento das varizes e não deixar para depois o tratamento. Quando não tratadas, podem desencadear problemas maiores, como explica o angiologista do Hapvida, Leandro Vellutini Werner.

“As complicações mais freqüentes são as tromboflebites, úlceras de perna, hiperpigmentações, eczema (descamação da pele), hemorragias (sangramento dos vasos), dermatite ocre (escurecimento da pele), fibrose (endurecimento da pele), infecções, dor, trombose e embolia de pulmão (trombo da perna se desprende e vai para o pulmão)”, esclarece o especialista.

O médico destaca que o tratamento clínico é fundamental e não deve ser pormenorizado. Consiste em medicações para melhorar a circulação, repouso com pernas elevadas, uso de meia elástica e fazer atividade física regular, além disso, é indicado o tratamento com intervenções como as aplicações (escleroterapia) simples e de espuma, laser e cirurgia convencional.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado