Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Estudantes da Unit aliam teoria à prática em mais um TCE Cidadão (Foto: Kleber Santos)

th

A Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) organizou nesta quinta-feira, 12, mais um “TCE Cidadão”. Nesta edição, estudantes do curso de Direito da Universidade Tiradentes tiveram a oportunidade de conhecer com mais profundidade os trabalhos do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE).

Como parte da programação, os servidores da Ecojan receberam os alunos e os encaminharam para acompanhar a sessão do Pleno. O professor Guilherme da Costa Nascimento acompanhou seus alunos e destacou a importância de projetos como este que contribuem para o conhecimento dos estudantes.

“Não é a primeira vez que trago uma turma minha no TCE Cidadão; sempre que há a oportunidade gosto de trazer meus alunos para conhecerem a prática do trabalho em um órgão de controle. Acredito que, antes de partir para a vida profissional, todo estudante precisa ter a oportunidade de aliar a teoria à experiência prática”, contou.

Depois de assistirem aos votos dos conselheiros, os estudantes puderam participar de uma palestra sobre a “Estrutura do poder judiciário e outras formas de controle”, proferida pelo diretor de Controle Externo, Obras e Serviços (DCEOS), Adir Machado. Ele defende a abertura de órgãos de controle e do judiciário para estas ações.

“É uma iniciativa espetacular e necessária. Os órgãos de controle e do judiciário são um pouco distantes da sociedade. Trazer estudantes aqui pode nos fazer repensar vários aspectos, já que é da natureza da academia o debate e o questionamento, mesmo que seja para apontar fragilidades no sistema”, explicou.

Fonte: TCE

Leia também