Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Governo finaliza construção da escola no conjunto Jardim (Foto Maria Odilia)

479273b91040facc244a3adc698369ea

Localizada no conjunto Jardim, em Nossa Senhora de Socorro, a nova escola segue um projeto padrão de qualidade estabelecido pelo Ministério da Educação e desenvolvido pelo FNDE. Sua construção objetiva aumentar a oferta de vagas no ensino fundamental e médio para os moradores do conjunto habitacional e redondezas, diminuindo o déficit educacional

No Conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro, o Governo do Estado, finaliza a construção da escola estadual João de Seixas Dória. Com investimentos na ordem de R$ 7.586.892,40, a Escola já está nos últimos retoques e deverá ser entregue pela empresa responsável pela obra ainda esta semana. A obra é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra) e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop).

O secretário de Estado de Infraestrutura, Valmor Barbosa, explicou que a nova unidade foi construída no local do antigo Caic. “A empresa já está realizando os retoques finais de pintura, limpeza de obra, e até o final desta semana devemos fiscalizar, para muito em breve ser entregue a população. Essa obra além de ser importante para educação, ela é construída em um lugar que estava abandonado e agora recebe uma grande escola, com a estrutura necessária para o desenvolvimento das crianças e jovens do bairro e adjacências. É oferecer um novo espaço para melhoria de qualidade de vida dos moradores da região, além de aumentar a oferta de vagas no ensino fundamental e médio para os moradores do conjunto habitacional e redondezas, diminuindo o déficit educacional”, afirmou.

Com um total de 5.319,88 m² de área construída, a unidade escolar possui guarita, dez salas de aula, bloco administrativo composto por sala dos professores, diretoria, secretaria, almoxarifado e sala de reuniões, bloco pedagógico composto por laboratórios (química, física, matemática, informática e biologia), biblioteca, sala de vídeo, sala de múltiplo uso e grêmio estudantil, e ainda o bloco de serviços composto por cozinha, refeitório e despensa, além de baterias de sanitários masculinos e femininos. A escola conta ainda com uma quadra poliesportiva coberta, vestiários masculinos e femininos, bicicletário, reservatórios e estacionamento além de muro de contenção e calha de drenagem.

A nova escola segue um projeto padrão de qualidade estabelecido pelo Ministério da Educação e desenvolvido pelo FNDE. Sua construção objetiva aumentar a oferta de vagas no ensino fundamental e médio para os moradores do conjunto habitacional e redondezas, diminuindo o déficit educacional.

“São 10 salas de aula, seis laboratórios, cozinha, ginásio de esportes, biblioteca, vai ser uma escola de ensino médio regular. Desses recursos, 20% foram recursos do Proinveste e 80% foram do Tesouro Estadual”, informou o secretário deEstado de Educação, Jorge Carvalho.

Acessibilidade

A escola atende aos padrões de acessibilidade, com piso tátil, mapa tátil com representações gráficas em Braille e texto ampliado em relevo, que servem para sinalização e orientação indicando como chegar a cada lugar da escola. Todas as placas nas salas e banheiros possuem também informações em alto relevo em braile.

“Esse é um assunto primordial para o Governo de Sergipe, a obra com acessibilidade é um avanço que procuramos oferecer em todas nossas obras, principalmente, nas escolas, onde o acesso à educação não pode ser limitado. O Governo não tem medido esforços para ofertar a inclusão de todos na educação”, ressaltou o secretário de Infraestrutura, Valmor Barbosa.

Fonte: ASN

Leia também