Aracaju, 18 de outubro de 2021

João Alves participa de homenagens ao Dia do Gari (Foto: Fabiana Costa)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Como parte das comemorações ao Dia do Gari, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), deu apoio as homenagens do Dia do Gari, realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindilimp) dos neste domingo, 15, no espaço cultural Gonzagão.

O prefeito João Alves Filho esteve presente no evento e ressaltou o papel social dos garis e margaridas para as cidades. “Estamos tentando junto ao Ministério Público decretar feriado para estes trabalhadores no Dia do Gari, que é celebrado no dia 16 de maio. Os garis e margaridas desempenham um papel importantíssimo para a sociedade, além de manterem as cidades limpas, eles acabam também fazendo um papel para a saúde da população, pois a limpeza é um elemento primordial para evitar que muitas doenças se proliferem”, destacou o prefeito.

O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), João Paulo Sobral, também esteve na homenagem e falou da importância dos garis para as cidades e os espaços públicos.  “O gari é quem cuida da limpeza e manutenção da cidade e dos espaços públicos, e realizam um trabalho tão importante quanto o de qualquer outro profissional, são pessoas importantíssimas para o nosso dia a dia”, ressaltou João Paulo.

Para o presidente do Sindilimp, Rayvanderson Fernandes, a data também serve para que a categoria possa ser lembrada e também valorizada pela prestação de serviços à sociedade. “Hoje é um dia que a gente comemora todo o trabalho que os garis prestam a sociedade, e também é uma data que utilizamos para sensibilizar a sociedade e o poder público por alguns problemas que enfrentamos no dia a dia e também pela valorização desses trabalhadores para a manutenção das cidades”, comemora o presidente.

Dia do Gari

Anualmente o Dia do Gari é comemorado no Brasil no dia 16 de Maio, e surgiu para homenagear os profissionais responsáveis em manter as ruas, praças e praias limpas de todo o lixo e sujeira.  O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que ficou conhecido por ser o fundador da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1876. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

Ascom Emsurb

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Corpo do delegado Marcelo Hercos Lyrio será cremado em Alagoinhas (BA)
Governo entrega mais de 11t de alimentos do PAA Estadual para entidades
Investigado pela DAGV de Estância por estupro e armazenamento pornografia infantil preso em SP
Boletim do coronavírus em Aracaju: Capital não registra novos casos e um óbito