Aracaju, 17 de abril de 2024

Pontos de Cultura representarão Sergipe em encontro nacional (Foto: assessoria)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
encontro

Representantes de diversos Pontos de Cultura do Estado estiveram reunidos na última sexta-feira, 13, e sábado, 14, para o encontro da Teia Estadual, fórum voltado para o fortalecimento da Política Nacional de Cultura Viva. Além de discutir sobre suas demandas culturais, no evento, foram eleitos os delegados que representarão Sergipe no Encontro da Teia Nacional, previsto para novembro deste ano.

Organizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), juntamente com a Coordenação dos Pontos de Cultura de Sergipe, o encontro aconteceu na Biblioteca Pública Epifânio Dória. A programação da sexta-feira contou com uma mesa onde foram elucidadas questões que deram norte para as discussões que aconteceram no sábado. Estavam presentes na mesa o Secretário de Estado da Cultura, Irineu Fontes, o Superintende do Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan), Kleber Rocha e a representante do Pontão de Cultura Avenida Brasil, Rosângela Rocha.

Durante a abertura do evento, Irineu Fontes destacou que a Secult está sempre de portas abertas para receber os representantes dos Pontos de Cultura e enfatizou a importância do Encontro. “Este é o momento de discutir as demandas gerais dos Pontos para que, a partir disso, possamos nos organizar e planejar juntos as ações que serão desenvolvidas daqui para frente”, explicou.

Para o Superintendente do Iphan, Kleber Rocha, é importante que os Pontos de Cultura continuem se organizando para que possam fazer cobranças mais consistentes aos representantes da gestão cultural. “A participação do Iphan na promoção e na contribuição aos Pontos estará sempre disponível para apoiar a cultura como um todo”, afirmou.

A representante do Pontão de Cultura Avenida Brasil, Rosângela Rocha, explicou que os encontros são importantes para que seja garantida a participação e para que haja um diálogo entre os Pontos de Cultura e os representantes governamentais. “A partir de um destes encontros surgiu a Lei Cultura Viva, assim como outras ações. Por isso, é importante que cada vez mais que estejamos coesos para levar nossas propostas de forma eficiente”, defendeu.

Após os esclarecimentos, os presentes puderam prestigiar as apresentações do Mc César Levi, com o Rap da Identidade, da Cia. de Dança Loucurarte, além da exibição do documentário “Gonzaga me convidou pra dançar”. Já no sábado, os membros dos Pontos de Cultura discutiram quais seriam aqueles que representariam o Estado de Sergipe no Encontro da Teia Nacional, além de outras questões.

Para o representante do Ponto de Cultura Albertina Brasil, Messias Cordeiro, a integração entre os membros se faz importante na medida em que, a partir disto, a rede de Pontos de Cultura estará mais fortalecida. “Além de divulgar os trabalhos que Sergipe faz, tanto na cultura de forma geral como na inclusiva, o encontro serve para mostrar que o Estado está dialogando junto com a rede”, explicou.

O mesmo acredita o representante da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, Rui Marcelo.  “É fundamental que Sergipe tenha uma representação dentro do Encontro da Teia Nacional. É mais uma forma de representar a nossa cultura, fortalecer os Pontos através dessa união que estamos buscando”, declarou.

Segundo o representante do Ponto de Cultura Ação Cultural, Juventude e Cidadania, Zezito de Oliveira, esses encontros já fazem parte do programa Cultura Viva, que desde sua criação visa uma parceria entre a Sociedade Civil e do Estado. “Uma das grandes riquezas do programa é que ele é voltado totalmente para a sociedade, além disso, há uma discussão política sobre a execução do programa tanto entre nós representantes quanto com o Governo”, disse.

Teia Nacional

Promovida pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC), a Teia Nacional tem como propósito a troca de experiências e o aprimoramento das ações dos Pontos de Cultura nos estados e municípios do país.

Esta será a 6ª edição da Teia Nacional, promovida pelo Ministério da Cultura. As edições anteriores foram em São Paulo (2006); Belo Horizonte (2007), Brasília (2008); Fortaleza (2010), e em Natal (2014).

Ascom / Sec. de Estado da Cultura

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também