Aracaju, 1 de agosto de 2021

ARACAJU RECEBE MUTIRÃO PARA AVALIAÇÃO PULMONAR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

População terá acesso ao exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com o diagnóstico precoce e o tratamento correto é possível controlar os sintomas

16 de maio de 2016 – Aracajú receberá mutirão de espirometria no dia dia 21 de maio, exame que detecta a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), denominação usada para classificar a bronquite crônica e o enfisema pulmonar. A iniciativa é promovida pelo Hospital Universitário e pela Sociedade Sergipana de Pneumologia com apoio da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim. A expectativa é de atender 200 pacientes.

A primeira avaliação é uma triagem que seleciona os pacientes com maior probabilidade de apresentar a doença e direciona para o exame de espirometria, conhecido também como “teste do sopro”. Esse procedimento permite medir a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, de forma que caso o paciente esteja fora dos padrões normais para sua idade, ele será encaminhado para o CASE – Centro de Atenção a Saúde de Sergipe, onde receberá atendimento médico e orientação para o tratamento mais adequado.

O diagnóstico precoce é fundamental para o tratamento adequado da DPOC, doença que anualmente causa cerca de 40 mil mortes no Brasil1. Os primeiros sinais (cansaço, tosse, pigarro e falta de ar) são confundidos com sinais do envelhecimento, fazendo com que o diagnóstico preciso seja feito quando o pulmão do paciente já está bastante comprometido².

Serviço – Mutirão de espirometria em Aracajú

Os interessados em participar devem ir ao local indicado abaixo na data e horários de atendimento. Não é necessário agendamento prévio para participar do mutirão. Senhas de atendimento serão entregues no dia do evento por ordem de chegada.

Aracajú

Local: Ambulatório de Pneumologia do Hospital Universitário de Aracaju

Endereço: Rua Cláudio Batista, s/n – Cidade Nova, Aracaju – SE, 49060-108

Data: 21/05/2016

Horário: 8h às 14h, para as primeiras 200 senhas distribuídas no local.

Sobre a DPOC

A OMS projeta que em 2020 a DPOC será a terceira causa de morte no mundo3.  A DPOC atinge 210 milhões de pessoas, um em cada dois brasileiros nunca ouviu falar da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), enfermidade que atinge 7 milhões de pessoas no país e é a 4ª causa de morte no mundo4. Causada principalmente pelo tabagismo, a DPOC leva à dificuldade de respirar e ao cansaço progressivo e constante, impossibilitando uma série de atividades de rotina. Todos os anos, a DPOC leva a óbito cerca de 40 mil brasileiros, o equivalente a quatro pacientes por hora, segundo dados do Ministério da Saúde. A doença custa aos cofres públicos aproximadamente R$ 100 milhões por ano3.

A Boehringer Ingelheim

O Grupo Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais farmacêuticas do mundo. Com sede em Ingelheim, na Alemanha, a companhia opera globalmente com 145 afiliadas e com um quadro de mais de 47.500 funcionários. Há 130 anos, a empresa familiar mantém o compromisso com pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de novos medicamentos de alto valor terapêutico para a medicina humana e veterinária.

A responsabilidade social é um elemento importante da cultura empresarial da Boehringer Ingelheim, o que inclui o envolvimento global em projetos sociais como o “Mais Saúde” e a preocupação com seus colaboradores em todo o mundo. Respeito, oportunidades iguais e o equilíbrio entre carreira e vida familiar formam a base da gestão da empresa, que busca a proteção e a sustentabilidade ambiental em tudo o que faz.

Em 2015, a Boehringer Ingelheim obteve vendas líquidas de cerca de 14,8 bilhões de euros e investiu 20,3% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento.

No Brasil, a Boehringer Ingelheim possui um escritório em São Paulo e uma fábrica em Itapecerica da Serra. Há 60 anos no país, a companhia estabelece parcerias com instituições locais e internacionais que promovem o desenvolvimento educacional, social e profissional da população.

Fernanda Nascimento

Fonte: Edelman Significativa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa