Aracaju, 31 de julho de 2021

CÂMARA TRATA SOBRE O DIA MUNICIPAL DE COMBATE A HOMOFOBIA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

 

Por: Nailton Andrade

Marcelo Tribuna Livre A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou Tribuna Livre nesta terça-feira (17) para tratar do Dia Municipal de Combate a Homofobia, cuja Lei 3.461/2007, de autoria da ex-vereadora Rosangela Santana (PT), foi sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, em agosto de 2007. a exposição ficou a cargo do presidenteda Associação de Defesa Homossexual de Sergipe (Adhons), Marcelo Lima de Menezes.

“Esse é um momento muito importante e eu quero agradecer ao presidente Vinicius Porto e demais vereadores desta Casa pela oportunidade de falar em nome de uma classe que, infelizmente, ainda não é respeitada em todos os seus direitos.  Estamos aqui  pedindo o poio dos senhores parlamentares, com a finalidade de resgatar o respeito à diversidade  sexual na cidade de Aracaju”, declarou Marcelo, ao ressaltar que sempre “a Casa porque sempre nos recebeu muito bem”.

Além de destacar a importância da data, que resulta na luta contra a comunidade Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT), Marcelo falou também do Projeto de Lei, de autoria da Vereadora Lucimara Passos (PCdoB), alterando o artigo da Lei 3.461/2017, que dispõe sobre o Dia Municipal contra a Homofobia, passando a vigorar como  o Dia Municipal contra a LGBTfobia. “Eu peço o apoio dos senhores, em nome de todos os amigos e pessoas que tiveram um parente homossexual assassinado. Eu acredito no Poder Municipal, eu acredito nos parlamentares desta Casa que vão nos ajudar no processo de luta no combate à violência contra essas comunidades. Em nome de todas as instituições de todos que fazem a luta pela vida quero dizer, somos diferentes, e independentes de ideologias, merecemos o direito a vida”, apelou.

Apartes

Em aparte, os vereadores enfatizaram o apoio ao importante trabalho da entidade e se comprometeram com o PL que tramita na Câmara, modificando a nomenclatura da data.  “Quando a gente solicita uma alteração da nomenclatura para dia de LGBTfobia, estamos procurando  alterar essa nomenclatura  para que possa atingir um maior número de pessoa.  Essa é uma necessidade que é urgente para que esse projeto seja votado o mais breve possível para que possamos trazer essa boa notícia a todas as pessoas que nos tem pedido esse apoio”, justificou Lucimara

“Durante todo tempo a CMA sempre apoiou esses segmento, na maioria das vezes, porque sabemos que esse é um segmento importante na sociedade. E estamos aqui para apoiar mais uma vez esse importante projeto”, falou Emmanuel Nascimento (PT)

“Quero parabenizar a todos que fazem a luta LGBtfobia, e dizer que todos têm o meu apoio integral, por entender que não é simples defender uma causa social tão importante quanto essa. Na nossa Lei Orgânica,  tem uma cláusula que proíbe qualquer tipo de discriminação. Portanto, nesse dia de combate  à homofobia, minha solidariedade a todos que lutam por essa causa”, ressaltou Iran Barbosa (PT)

Para Lucas Aribé (PSB), esse é um dia muito importante para que a sociedade brasileira tome uma atitude, refletindo as diferenças a e as desigualdades.  “Esse trato com as minorias é muito importante para que esse quadro de violência e preconceito acabe. Para isso, é necessário a união de toda sociedade e, principalmente, do poder público. Quero parabenizar a vocês pela luta e que estaremos ao dispor de todos”, ressaltou Aribé.

O vereador Roberto Morais (PR) também apoiou a luta da entidade. “É preciso também fazer a diferença entre crime e agressão contra o que se acha de diferente. Somos contra qualquer tipo de violência, sabemos que o Brasil é campeão em crimes contra homossexuais. Não podemos nos dobrar a isso.  Por isso esse projeto vai ajudar a trazer respaldo  para que as pessoas  venham a evitar violência. Todos contem com a bancada evangélica desse parlamento.Tudo que  possa a contribuir contra a violência, estamos aqui para contribuir”, disse Roberto.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa