Aracaju, 20 de janeiro de 2022

Urinar com dor na gravidez pode ser sinal de infecção urinária (Foto divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Especialista alerta para a importância de perceber os sinais do corpo

Não há dúvidas de que a gravidez é um período onde a saúde da mulher requer mais cuidados, é nesse momento que a energia, os alimentos, as vitaminas e outros nutrientes são compartilhados entre mãe e bebê.

Diante desses cuidados é preciso estar atento às reações do corpo, pois a gravidez deixa as mulheres mais vulneráveis às infecções de tratourinário. Isso acontece porque os hormônios da gestação afrouxam os músculos nos rins e no ureter, o que diminui o fluxo de urina dos rins para a bexiga. Com isso, as bactérias se multiplicam antes de saírem do corpo. Segundo a ginecologista do Hapvida Saúde, Drª Viviane Santiago, existem três tipos de infecção urinária e que, portanto, exigem diferentes formas de tratamento.

“Temos três tipos principais: a bactéria assintomática, prevalência de 2 a 10%, onde a gestante não tem queixas, mas apresenta número aumentado de bactérias no exame da urina. A cistite, quando a paciente apresenta dor ao urinar, aumento da frequência, urgência para urinar e presença de sangue na urina. E a pielonefrite, que já é uma complicação com acometimento do rim propriamente dito e sintomas sistêmicos como febre, calafrios, náuseas, vômitos e dor lombar”, explicou.

A ginecologista ressalta a importância da gestante procurar assistência médica em qualquer uma das situações, além disso, o antibiótico é indispensável no tratamento da infecção urinária. Para evitar os riscos da infecção urinária a especialista orienta que as gestantes se hidratem, tenham boa alimentação e cuidados com a higiene, fazendo acompanhamento pré-natal regular.

D COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Motorista de aplicativo é encontrado preso em porta-malas de veículo abandonado em Aracaju
Aumento de vazão do Rio São Francisco: MPF aciona a Chesf para a proteção de ribeirinhos
Samuel afirma que não tem conhecimento sobre investigação e diz: “não sou homofóbico”
Ex-BBB Gui Napolitano confirma affair com Emilly Araújo: “Gente boa”