Aracaju, 1 de agosto de 2021

Cidadania Rodante da Luz promove a reinserção social através da arte e cultura (Foto divulgação)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

“Promover ações de convívio e visibilidade social é o principal objetivo do projeto conhecido como Cidadania Rodante nas Ruas da Luz (Casa Rodante) que atua em parceria com o Programa De Braços Abertos, criado pela Prefeitura de São Paulo em 2014 para atuar, principalmente, com usuários de drogas, em grande parte álcool e crack.”

O Programa De Braços Abertos promove a atenção integral para pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo moradia, alimentação, trabalho e cuidados com sua saúde física e psicológica. Já em seu primeiro ano de existência, o projeto reduziu 80% do fluxo de dependentes químicos no Centro de São Paulo, segundo dados da Secretaria da Saúde. O projeto é embasado em programas americanos e canadenses de inovação no tratamento aos dependentes químicos e pretende inspirar iniciativas similares em todo o Brasil.

Nesse contexto, surgiu o projeto Cidadania Rodante nas Ruas da Luz que, através de táticas itinerantes móveis, realiza diversas atividades como a construção de Painéis da Memória & Jornal Mural com colagem e pintura, intervenções artísticas com poesia urbana e literatura de rua, montagem de vasos grandes nas calçadas, dentre diversas outras ações, como a realização de sessões de cinema e roda de conversa.

Atitudes simples, como espalhar bancos pelas calçadas para que as pessoas simplesmente sentem e conversem, surtem um grande efeito quando o objetivo é a reinserção social de quem vive em situação de risco. Profissionais de saúde como psicólogos e ativistas do meio artístico contribuem para a criação dessas atividades semanais e projetos socioculturais mensais, integrando linguagens artísticas de rua com as pessoas que ali vivem, misturando-se a esse território tão cheio de memórias soterradas, descaso e violência, mas também resistência e esperança.

Tabata Mertz

Mertz Assessoria1

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa