Aracaju, 1 de agosto de 2021

Secretária Conceição Mendonça aponta melhorias para a Unidade de Neópolis (Foto: Ascom SES)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, visitou nesta terça-feira, 17, a Unidade de Neópolis. Principal ponto de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município, a unidade realiza pronto atendimento a uma média de 250 pacientes por dia. Para promover o fortalecimento dos serviços prestados à população, a gestora realizou avaliações para identificar fragilidades e, assim, traçar estratégias de melhorias.

O diretor geral da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS), Hans Lobo, que também acompanhou a visita, destacou que foram observados pontos como: estrutura, processos de trabalho, assim como aspectos relacionados aos insumos e recursos humanos.

“Viemos analisar essas questões para trazer um plano de trabalho e também chamar os gestores da unidade à responsabilidade, pedindo cada vez mais a integração e a soma de esforços para gerar melhorarias no atendimento”, disse o diretor.

A Unidade, que é gerida pela Secretaria de Estado da Saúde através da FHS, é porta de entrada ao pronto socorro com atendimentos de urgência e emergência, além dos atendimentos eletivos que são encaminhados pelas Unidades Básicas. Para atender ao público, a unidade conta diariamente com a atuação de dois médicos clínicos gerais. Já no que se refere aos leitos, a unidade dispõe de 6 masculinos, 7 femininos e 7 pediátricos.

Sua infraestrutura comporta uma eficiente central de esterilização, laboratório, além da realização de exames como eletro cardiograma com laudo e raio x.

“Aqui estabilizamos o paciente, mas em casos de maior complexidade, ou necessidade de internamento, encaminhamos ao Hospital Regional de Propriá, ou ao Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE)”, explica o superintendente da Unidade, Fabson Brasil.

Há cerca de um mês à frente da Unidade de Neópolis, o superintendente revela otimismo em relação aos novos desafios. “As expectativas são as melhores possíveis. Vamos desenvolver um bom trabalho e participar dessa reformulação da unidade”, garantiu.

Para Conceição Mendonça, a visita foi muito proveitosa. “A partir de hoje, uma grande retaguarda para essa unidade será a Central de Regulação de Urgência, que é o SAMU 192 Sergipe”, destacou a gestora.

Essa foi uma das medidas apontadas pela secretária para facilitar e agilizar o fluxo de atendimentos da unidade que recebe, além de pacientes do próprio município, usuários de mais 5 cidades circunvizinhas como: Ilha das Flores, Brejo Grande, Japoatã, Pacatuba e Santana de São Francisco.

“Saio feliz com essa visita. Aqui, os usuários do SUS contam com um laboratório funcionando 100%, com raio x funcionando 100% e dois médicos diuturnamente. Conversei com os pacientes e eles estão tranquilos e satisfeitos. Isso me conforta”, avaliou a secretária de Estado da Saúde.

Na ocasião, também houve um importante diálogo com o prefeito da cidade, Amintas Dantas, que comemorou a parceria firmada com Secretaria de Estado da Saúde. “Essa foi uma reunião muito proveitosa. Aqui nós firmamos parcerias que vão beneficiar a comunidade”, ressaltou o prefeito.

Ascom SES

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Policiais do Tático prendem suspeito de tráfico no Santa Maria
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.395 da Mega
Prefeitos e lideranças aprovam “união” de André Moura e Fábio Mitidieri  
Sergipe empata na Série D enquanto o Confiança perde na Série B do brasileirão