Aracaju, 28 de março de 2024

PLS DE MARIA DO CARMO É DEBATIDO NA COMISSÃO AGRICULTURA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
mariadocarmo2

Projeto de Lei 675/2015, de autoria da senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM), que estabelece a Política Nacional de Combate ao Desperdício de Alimentos, será debatido nesta quinta-feira (19), em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), do Senado Federal.

O objetivo da propositura, explicou Maria, é aumentar o aproveitamento dos gêneros alimentícios disponíveis para consumo humano em território nacional, mitigar o desperdício alimentar e ampliar o uso dos alimentos impróprios para o consumo humano em atividades de reciclagem e de alimentação de animais.

A proposta da parlamentar, que sempre pautou os seus mandatos com foco nos mais carentes, prevê campanhas que visam conscientizar a população e concede incentivos para fabricantes de equipamentos de processamento de alimentos que reduzam perdas.

“A nossa proposta trata do estímulo à redução do desperdício de alimentos, pois compreendemos que essa uma questão urgente, considerando o número expressivo de pessoas que enfrentam o problema da falta de comida diariamente”, explicou Maria, ressaltando que na sua atuação sempre esteve e estará ao lado dos mais necessitados.

Participantes – Por sugestão da presidente da comissão, senadora Ana Amélia (PP-RS), serão convidados a falar aos senadores representantes de bancos de alimentos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, além de representante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros convidados.

Os bancos de alimentos são iniciativas mantidas por entidades empresariais, como federações de indústrias, ou órgãos públicos – como as centrais de abastecimento (Ceasas) – para recolher alimentos saudáveis que seriam descartados e os doarem a entidades beneficentes ou a pessoas carentes.

Fome- Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) revelam que e cada três quilos de alimentos produzidos no mundo, pelo menos um é jogado fora. Vai para o lixo todos os anos 1,3 bilhão de toneladas de comida que poderia ajudar a alimentar 795 milhões de pessoas que passam fome.

Os números também mostram que, além do drama social, o desperdício impõe à sociedade moderna um alto custo ambiental e econômico. A produção da comida descartada consome 250 quilômetros cúbicos de água e ocupa 1,4 bilhão de hectares, quase um terço de toda a terra cultivada do planeta.

O desperdício joga anualmente na atmosfera 3,3 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa, terceiro maior volume de emissões que provocam o aquecimento global, atrás apenas das emissões dos Estados Unidos e da China.

Os custos de tanto desperdício superam os US$ 750 bilhões a cada ano, estima a FAO. Inutilizar tamanho volume de investimentos e de recursos naturais é um contrassenso frente ao desafio mundial de alimentar uma população que deverá passar de 8 bilhões de habitantes nos próximos 15 anos.

(Assessoria Parlamentar, com informações da Agência Senado)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também