Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Cuia de votos

 

O PMDB tem feito das tripas coração para manter viva a pré-candidatura de Zezinho Sobral a prefeito de Aracaju. Ontem, o partido fez um barulho danado para anunciar a adesão do PSD estadual, presidido pelo deputado Jeferson Andrade, ao projeto peemedebista. Aliás, foi mais um apoio pessoal, pois o diretório da legenda em Aracaju já está fechado com o prefeiturável Valadares Filho (PSB). Ressalte-se, ainda, que Jeferson foi eleito com votos do interior, todos arregimentados pelo pai e conselheiro do Tribunal de Contas de Sergipe, Ulices Andrade. Ou seja, na capital o jovem pessedista tem, quando muito, uma cuia de votos, insuficientes para colocar Sobral na crista da onda. Pelo visto, o PMDB do governador Jackson Barreto vai precisar recorrer a apoios bem mais robustos se quiser que seu pré-candidato saia do ponto morto e resista até as convenções, marcadas para agosto.

Quase santo

E o líder ficha suja do governo, deputado federal André Moura (PSC), distribuiu nota culpando a imprensa pela péssima imagem que construiu ao longo de sua conturbada vida pública. Só faltou dizer que a mídia influenciou a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Sergipe – um colegiado -, que confirmou a condenação dele por improbidade administrativa, tornando-o inelegível por oito anos. A nota de André só não o compara a um santo porque lhe faltam as asas! Misericórdia!

Fole furado

O Tribunal de Contas de Sergipe já avisou: a prefeitura que atrasar os salários dos servidores está proibida de promover festas juninas no mês que vem. Segundo a resolução aprovada pelo TCE, o prefeito velhaco que insistir em promover forrobodó com o dinheiro público terá as contas rejeitadas. Como a Prefeitura de Aracaju está entre as que vêm atrasando os salários dos servidores, o tradicional Forrocaju pode não acontecer este ano.

Justa homenagem

O Senado vai condecorar o empresário sergipano José Augusto Vieira, do Grupo Maratá, com o Diploma José Ermírio de Moraes. Será na próxima terça-feira, durante as comemorações pela passagem do Dia Nacional da Indústria. O diploma foi criado para homenagear empresários e empresas de destaque no setor industrial. Prestigie!

Cadê o dinheiro?

Os servidores do Tribunal de Justiça estão por aqui com o governo de Sergipe, que vem atrasando o repasse do duodécimo devido ao Judiciário. Segundo o sindicato da categoria, por conta disso, os salários estão sendo pagos com atraso, em desrespeito ao artigo 168 da Constituição Federal, que trará sobre o repasse do duodécimo para a Justiça e o Legislativo. A crise é braba!

Quebrou na solda

“Nosso problema é a falta de dinheiro para honrar despesas com servidores, fornecedores e os investimentos que o povo necessita”. Esta afirmação foi feita pelo governador Jackson Barreto (PMDB) durante a reunião dos governadores do Nordeste, realizada ontem em Maceió. Segundo JB, “uns estados já estão quebrados e outros estão quebrando”. Ele não disse onde Sergipe se inclui. Cruz credo!

Troca de apoio

Não se surpreenda se o PRB dos pastores Heleno Silva e Jony Marcos decidir apoiar a pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) a prefeito de Aracaju. Candidato ao governo do Rio de Janeiro, em 2018, o senador Marcelo Crivella (PRB) já recebeu a simpatia do senador Romário, que pediu apoio do PRB sergipano para Vavazinho. Aliados do governador Jackson Barreto (PMDB), Heleno e Jony vão empurrar o problema até as convenções. Quem sabe se o vento não muda, né?

País machista

Pesquisa do Instituto YouGov mostra que 86% das mulheres brasileiras ouvidas sofreram assédio em público. Em relação às formas de assédio, o assobio é o mais comum (77%), seguido por olhares insistentes (74%), comentários de cunho sexual (57%) e xingamentos (39%). Metade das mulheres entrevistadas disse que já foi seguida nas ruas, 44% tiveram seus corpos tocados, 37% disseram que homens se exibiram para elas e 8% foram estupradas em espaços públicos. Uma lástima!

Reação cultural

E o prédio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Aracaju, segue ocupado por manifestantes contrários à extinção do Ministério da Cultura. Protestos idênticos ocorrem em outras 17 capitais. As ocupações de prédios ligados ao extinto Minc, com atividades artísticas e debates, são divulgadas pelo Facebook na página Resistência Cultural Brasil.

Sossega, André!

Com o título acima, a coluna Brasília-DF, do Correio Braziliense, publica hoje a seguinte nota: “O líder do governo na Câmara, deputado André Moura, vai receber uma chamada dos chefes palacianos. Os ministros de Temer não querem que ele fique trocando farpas com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Afinal, é lá que tramita o processo de impeachment de Dilma Rousseff. E a hora é de não brigar com senador, ainda mais sendo o comandante da Casa”. Então, tá!

Nomes de peso

A Tocha Olímpica passa por Aracaju no sábado da semana que vem. Entre os 68 escolhidos para carregá-la por 200 metros estão o empresário Luciano Barreto, presidente da Construtora Celi, o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchôa, e o ex-governador Albano Franco (PSDB). Um dos símbolos dos Jogos Olímpicos, a Tocha será carregada por cerca de 21 quilômetros em sua passagem por Aracaju. Não é nada, não é nada, não é nada mesmo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Defesa, em 10 de setembro de 1933

Resumo dos jornais

Leia também