Aracaju, 1 de agosto de 2021

Eleições 2016! Edvaldo Nogueira “força a barra” com protesto e Zezinho Sobral tenta fortalecer sua pré-candidatura!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Já é do conhecimento de todos que a eleição em Aracaju segue bastante indefinida. Nenhum pré-candidato a prefeito até agora despontou. Mesmo com alguns problemas, João Alves Filho (DEM) está muito “vivo” no cenário local e poderá surpreender na hora decisiva. Ontem, na ânsia de desestabilizar o Executivo Municipal, o PCdoB promoveu uma manifestação na capital. Até aí tudo bem, até que o repórter Marcos Couto, do programa do radialista Gilmar Carvalho (MIX FM), ao vivo, entrevistou uma “manifestante” e esta se identificou como suposta “cabo eleitoral” de Edvaldo.

A revelação caiu como uma bomba para o apresentador que não poupou críticas ao ex-prefeito de Aracaju e a seu partido pela tentativa de ludibriar a população com uma manifestação totalmente politizada. Pegou mal para Edvaldo que, inclusive, poderá ter sérios problemas junto à Justiça Eleitoral. Nos últimos anos, a Procuradoria Regional Eleitoral tem se mostrado ainda mais atuante e que não tem sido conivente com alguns abusos. A pré-campanha é o momento de reuniões, de conversas e de busca por futuras alianças políticas. Atos públicos, com fins eleitoreiros, soa como campanha antecipada, e pode resultar em impugnação de candidaturas.

Edvaldo costura a todo custo uma aliança com o Partido dos Trabalhadores e faz ensaios de uma possível chapa com Eliane Aquino como vice. Recentemente, o próprio PT tentou negar uma nota de Gilmar Carvalho dando conta que a aliança estava fechada. O Partido dos Trabalhadores disse que a decisão será tomada em Junho, sem vetar Edvaldo, mas deixando claro que vai ouvir o governador Jackson Barreto (PMDB) que, tem por opção, a pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB) em Aracaju.

Enquanto o ex-prefeito de Aracaju tenta impor seu projeto político, criando algumas situações, Zezinho Sobral, mesmo de uma forma bem discreta, começa a apresentar resultados efetivos. Além do “padrinho” JB, ele tem simpatia de vários setores do Partido dos Trabalhadores e ontem conseguiu o apoio do presidente estadual do PSD, deputado estadual Jeferson Andrade, que não vai acompanhar o Diretório Municipal de seu partido, que fechou questão em torno da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB). É o jogo político ganhando forma. O problema para Edvaldo é que o tempo está passando e ele continua isolado…

Veja essa!

Um fato curioso no ato que marcou o apoio do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) à pré-candidatura de Zezinho Sobral em Aracaju: apenas Zezinho e João Augusto Gama são eleitores da capital. Jeferson (Nossa Senhora de Lourdes), o deputado Luciano Bispo (Itabaiana), Marcos Franco e o prefeito Juca de Bala votam em Laranjeiras.

E essa!

Apoiadores da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) ironizaram o apoio de Jeferson Andrade a Zezinho Sobral argumentando que a base eleitoral do deputado estadual é o interior. Por sua vez, o que a turma do PSB esquece é que, essa semana, festejou o apoio de Bosco Costa a Valadares, que também não tem muita base na capital.

Exclusiva!

Uma fonte de Nossa Senhora do Socorro pontua: Betinho (PMDB) será o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Padre Inaldo (PCdoB), fechando o compromisso do governador Jackson Barreto. Betinho, inclusive, já se anuncia como pré-candidato a vice do comunista.

E agora?

Resta saber como vão reagir a deputada estadual Silvia Fontes (PDT) na Assembleia Legislativa e o atual prefeito Fábio Henrique (PDT) que contavam com esse apoio do governador. Adilson Junior (PDT), secretário de Estado do Turismo e irmão de Fábio Henrique, deve disputar a prefeitura de São Cristóvão em 2016.

Olho nele!

Politizando chama a atenção do mundo político para o deputado estadual Róbson Viana (PEN). Muito amigo do governador Jackson Barreto e aliado do prefeito João Alves Filho (DEM), o parlamentar anda “colado” em JB. Tem conversado na capital, acompanhado atos políticos no interior e até para Maceió (AL), foi convidado pelo chefe do Executivo.

Falando nisso

Pegou muito mal a declaração do governador Jackson Barreto, em Maceió, para a imprensa nacional, criticando o governo de Michel Temer (PMDB) e seus ministros. JB, quando se expressa para a imprensa, não tem opinião pessoal. Ele está representando todos os sergipanos e tem que colocar o Estado acima de questões políticas. E quando precisar de apoio dos ministros em BSB, a quem o governador recorrerá?

Cidadão Aracajuano

Bastante concorrida a solenidade de outorga do Título de Cidadão Aracajuano para o senador Eduardo Amorim (PSC), na sexta-feira (20), pelo vereador Dr. Gonzaga (PMDB). Políticos de vários pontos dos Estados foram prestigiar, além de diversas autoridades. Conselheiros do TCE, desembargadores, empresários, representantes de entidades comunitárias e membros da classe política.

É candidato!

Uma fonte ligada a Eduardo Amorim confirmou para Politizando: ele é pré-candidato sim a prefeito de Aracaju e o anúncio oficial tende a sair entre 10 e 20 de junho.

Feiras

Um dos pontos da Prefeitura de Aracaju que merecem o reconhecimento de Politizando são as feiras livres. 26 delas estão padronizadas e a aprovação tem sido grande junto aos consumidores. Além de regulamentar a atividade, a medida do município melhora o atendimento ao público e ainda aquece as vendas, garantindo qualidade e segurança alimentar.

Barra dos Coqueiros

O prefeito da Barra, Aírton Martins (PMDB), conseguiu que a greve dos professores da sua cidade fosse declarada ilegal, sendo que o despacho da juíza que decretou a ilegalidade expressava justamente que, além do prejuízo para os alunos, a greve não tinha razão de ser pela disposição de Aírton em resolver a os pleitos de forma amigável, ouvindo sempre os professores. Aliados do prefeito avaliam que ele é bom de diálogo.

Maria do Carmo

Convicta de que as mulheres, cada vez mais, devem ocupar o lugar que merecem nas instâncias de poder, a senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM), destacou o seu compromisso com os sergipanos e com os brasileiros, o que, no seu entender, perpassa o limite da questão de gênero. Por isso, ressaltou, Maria, o seu voto a favor do impeachment foi, na verdade, a favor da ordem e da retomada do crescimento da economia brasileira. Ela disse, ainda, que a sua posição foi a favor dos mais de 11 milhões de desempregados no país que querem, apenas, a oportunidade de sustentarem as suas famílias e viverem com dignidade.

Inspeção

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ontem vistoria nas instalações do Estádio Sabino Ribeiro, no Bairro Industrial. O local que pertence à Associação Desportiva Confiança (ADC), recebeu a visita da equipe de profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) que avaliou os espaços e suas adequações aos critérios de cuidados com vigilância e saúde.

Prevenção

Aconteceu nesse sábado (21), no bairro Santo Antônio, mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa