Aracaju, 28 de março de 2024

Eleições 2016! Edvaldo Nogueira “força a barra” com protesto e Zezinho Sobral tenta fortalecer sua pré-candidatura!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Já é do conhecimento de todos que a eleição em Aracaju segue bastante indefinida. Nenhum pré-candidato a prefeito até agora despontou. Mesmo com alguns problemas, João Alves Filho (DEM) está muito “vivo” no cenário local e poderá surpreender na hora decisiva. Ontem, na ânsia de desestabilizar o Executivo Municipal, o PCdoB promoveu uma manifestação na capital. Até aí tudo bem, até que o repórter Marcos Couto, do programa do radialista Gilmar Carvalho (MIX FM), ao vivo, entrevistou uma “manifestante” e esta se identificou como suposta “cabo eleitoral” de Edvaldo.

A revelação caiu como uma bomba para o apresentador que não poupou críticas ao ex-prefeito de Aracaju e a seu partido pela tentativa de ludibriar a população com uma manifestação totalmente politizada. Pegou mal para Edvaldo que, inclusive, poderá ter sérios problemas junto à Justiça Eleitoral. Nos últimos anos, a Procuradoria Regional Eleitoral tem se mostrado ainda mais atuante e que não tem sido conivente com alguns abusos. A pré-campanha é o momento de reuniões, de conversas e de busca por futuras alianças políticas. Atos públicos, com fins eleitoreiros, soa como campanha antecipada, e pode resultar em impugnação de candidaturas.

Edvaldo costura a todo custo uma aliança com o Partido dos Trabalhadores e faz ensaios de uma possível chapa com Eliane Aquino como vice. Recentemente, o próprio PT tentou negar uma nota de Gilmar Carvalho dando conta que a aliança estava fechada. O Partido dos Trabalhadores disse que a decisão será tomada em Junho, sem vetar Edvaldo, mas deixando claro que vai ouvir o governador Jackson Barreto (PMDB) que, tem por opção, a pré-candidatura de Zezinho Sobral (PMDB) em Aracaju.

Enquanto o ex-prefeito de Aracaju tenta impor seu projeto político, criando algumas situações, Zezinho Sobral, mesmo de uma forma bem discreta, começa a apresentar resultados efetivos. Além do “padrinho” JB, ele tem simpatia de vários setores do Partido dos Trabalhadores e ontem conseguiu o apoio do presidente estadual do PSD, deputado estadual Jeferson Andrade, que não vai acompanhar o Diretório Municipal de seu partido, que fechou questão em torno da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB). É o jogo político ganhando forma. O problema para Edvaldo é que o tempo está passando e ele continua isolado…

Veja essa!

Um fato curioso no ato que marcou o apoio do deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) à pré-candidatura de Zezinho Sobral em Aracaju: apenas Zezinho e João Augusto Gama são eleitores da capital. Jeferson (Nossa Senhora de Lourdes), o deputado Luciano Bispo (Itabaiana), Marcos Franco e o prefeito Juca de Bala votam em Laranjeiras.

E essa!

Apoiadores da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) ironizaram o apoio de Jeferson Andrade a Zezinho Sobral argumentando que a base eleitoral do deputado estadual é o interior. Por sua vez, o que a turma do PSB esquece é que, essa semana, festejou o apoio de Bosco Costa a Valadares, que também não tem muita base na capital.

Exclusiva!

Uma fonte de Nossa Senhora do Socorro pontua: Betinho (PMDB) será o candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo Padre Inaldo (PCdoB), fechando o compromisso do governador Jackson Barreto. Betinho, inclusive, já se anuncia como pré-candidato a vice do comunista.

E agora?

Resta saber como vão reagir a deputada estadual Silvia Fontes (PDT) na Assembleia Legislativa e o atual prefeito Fábio Henrique (PDT) que contavam com esse apoio do governador. Adilson Junior (PDT), secretário de Estado do Turismo e irmão de Fábio Henrique, deve disputar a prefeitura de São Cristóvão em 2016.

Olho nele!

Politizando chama a atenção do mundo político para o deputado estadual Róbson Viana (PEN). Muito amigo do governador Jackson Barreto e aliado do prefeito João Alves Filho (DEM), o parlamentar anda “colado” em JB. Tem conversado na capital, acompanhado atos políticos no interior e até para Maceió (AL), foi convidado pelo chefe do Executivo.

Falando nisso

Pegou muito mal a declaração do governador Jackson Barreto, em Maceió, para a imprensa nacional, criticando o governo de Michel Temer (PMDB) e seus ministros. JB, quando se expressa para a imprensa, não tem opinião pessoal. Ele está representando todos os sergipanos e tem que colocar o Estado acima de questões políticas. E quando precisar de apoio dos ministros em BSB, a quem o governador recorrerá?

Cidadão Aracajuano

Bastante concorrida a solenidade de outorga do Título de Cidadão Aracajuano para o senador Eduardo Amorim (PSC), na sexta-feira (20), pelo vereador Dr. Gonzaga (PMDB). Políticos de vários pontos dos Estados foram prestigiar, além de diversas autoridades. Conselheiros do TCE, desembargadores, empresários, representantes de entidades comunitárias e membros da classe política.

É candidato!

Uma fonte ligada a Eduardo Amorim confirmou para Politizando: ele é pré-candidato sim a prefeito de Aracaju e o anúncio oficial tende a sair entre 10 e 20 de junho.

Feiras

Um dos pontos da Prefeitura de Aracaju que merecem o reconhecimento de Politizando são as feiras livres. 26 delas estão padronizadas e a aprovação tem sido grande junto aos consumidores. Além de regulamentar a atividade, a medida do município melhora o atendimento ao público e ainda aquece as vendas, garantindo qualidade e segurança alimentar.

Barra dos Coqueiros

O prefeito da Barra, Aírton Martins (PMDB), conseguiu que a greve dos professores da sua cidade fosse declarada ilegal, sendo que o despacho da juíza que decretou a ilegalidade expressava justamente que, além do prejuízo para os alunos, a greve não tinha razão de ser pela disposição de Aírton em resolver a os pleitos de forma amigável, ouvindo sempre os professores. Aliados do prefeito avaliam que ele é bom de diálogo.

Maria do Carmo

Convicta de que as mulheres, cada vez mais, devem ocupar o lugar que merecem nas instâncias de poder, a senadora licenciada Maria do Carmo Alves (DEM), destacou o seu compromisso com os sergipanos e com os brasileiros, o que, no seu entender, perpassa o limite da questão de gênero. Por isso, ressaltou, Maria, o seu voto a favor do impeachment foi, na verdade, a favor da ordem e da retomada do crescimento da economia brasileira. Ela disse, ainda, que a sua posição foi a favor dos mais de 11 milhões de desempregados no país que querem, apenas, a oportunidade de sustentarem as suas famílias e viverem com dignidade.

Inspeção

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ontem vistoria nas instalações do Estádio Sabino Ribeiro, no Bairro Industrial. O local que pertence à Associação Desportiva Confiança (ADC), recebeu a visita da equipe de profissionais da Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) que avaliou os espaços e suas adequações aos critérios de cuidados com vigilância e saúde.

Prevenção

Aconteceu nesse sábado (21), no bairro Santo Antônio, mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Trata-se de um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também