Aracaju, 1 de agosto de 2021

Os diferentes tipos de pneus para motos (Imagem: pixabay.com)

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Elementos mais importantes de uma moto, os pneus ficam responsáveis pelo contato do veículo com o solo. Para garantir a segurança e tranquilidade do motociclista, é fundamental que este item esteja em perfeitas condições. O que nem todo mundo sabe é que existem diversos tipos de pneus, sendo cada um deles adequado para um uso específico (estrada ou asfalto, por exemplo).

Para a escolha do pneu ideal que proporcione melhor desempenho é necessário pensar sobre o estilo da moto – os pneus Metzeler, por exemplo, possuem uma grande variedade para as motos de estilo custom, veja aqui, mas o piloto precisa saber qual é o adequado para a sua moto -,  definir o tipo de condução e o solo que você irá utilizar com mais frequência. Por exemplo, pneus mais rígidos são indicados para quem vai acelerar mais; já os mais macios são recomendados para quem percorrerá mais curvas. Após decidido isso, é hora de determinar qual pneu melhor atende às suas necessidades e oferece maior eficiência para a sua moto.

Pneu touring

Indicado para trajetos urbanos e deslocamentos em asfalto, o pneu touring conta com um desenho que proporciona ótima aderência em estradas, inclusive em pisos molhados. Tem boa durabilidade.

Pneu touring/desporto

Adaptável aos mais diversos tipos de terreno, o pneu touring/desporto possui borracha de rigidez intermediária e atinge menor temperatura que o pneu de desporto. É o melhor e mais utilizado para passear no final de semana.

Pneu de desporto

Muito utilizado em circuitos de competição, o pneu de desporto é confeccionado com borracha macia e possui poucos desenhos na superfície, o que permite o alcance de altas temperaturas. Não é indicado para pisos molhados.

Pneu trail ou misto

Próprio para quem anda em pisos de asfalto e de terra, o pneu trail ou misto conta com desenho mais largo na superfície, proporcionando maior tração em todos os tipos de solo, até mesmo em areia e lama. Feito de borracha rígida, esse tipo de pneu tem baixa temperatura de funcionamento.

Pneu TT (todo terreno)

Adequado para a categoria cross, o pneu TT tem grandes sulcos na superfície e é ideal para uso fora da estrada, como terra, lama, areia e pedras. Apesar da borracha muito rígida e ótima aderência, sua durabilidade é pequena, uma vez que é um pneu destinado a terrenos acidentados.

Aline Matos

Assessora de Imprensa (Link Builder)

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa