Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

CIÊNCIA E RELIGIÃO É TEMA DE DEBATE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

audiêncireligião

Por Kátia Santana

Atendendo a sugestão da deputada estadual Maria Mendonça (PP), a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa realizou audiência pública, nesta segunda-feira (23), para tratar sobre a Ciência da Religião, suas perspectivas e o mercado de trabalho. A decisão de tratar a respeito do tema foi motivada pelo fato de faculdades públicas e privadas estarem oferecendo o curso, mas sem definição a respeito da situação profissional dos que fazem a escolha pela área.

“Penso que a grande preocupação, de fato, é abrir esse leque para que o mercado, especialmente, o educacional absorva os futuros profissionais que fizeram a opção por esse curso”, observou Maria Mendonça, ao considerar bastante produtiva a discussão, que foi presidida pela deputada Ana Lúcia Menezes (PT) e contou com a participação de especialistas no assunto, professores da Universidade Federal de Sergipe, de representantes da União de Ministros Evangélicos do Estado de Sergipe (Umese) e da Secretaria estadual da Educação e estudantes do curso.

A exposição a respeito do tema ficou a cargo do professor-doutor Gilbraz Souza Aragão, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa em Teologia e Ciência da Religião. “Esse é um tema muito relevante para a vida pública e para a convivência republicana”, conceituou Gilbraz, ao destacar que a Ciência da Religião tem o objetivo de construir conteúdos e o ensino religioso tem que se abrir para um outro modelo que está surgindo no âmbito pedagógico.

Encaminhamentos – Durante a discussão a respeito da Ciência da Religião ficaram estabelecidos alguns encaminhamos que darão sequência ao debate, visando aprofundar o entendimento e buscar alternativas que atendam as demandas apresentadas pelos participantes.

Dentre as decisões tomadas, está a realização de um seminário, em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e segmentos interessados, o que deve ocorrer no segundo semestre; a abertura de diálogo sobre a questão do ensino religioso; a abertura de vagas em concursos públicos especificamente para ciência da religião com o objetivo de oportunizar aos profissionais da área a se inserirem no mercado; e a abertura de diálogo com UFS e Secretaria Estadual de Educação para a criação de curso de especialização para atender aos que já dão aula de ensino religioso, mas não têm formação específica.

“Também sugerimos que, através da Assembleia Legislativa de Sergipe, seja feita uma Moção de Apelo ao Congresso Nacional para que aprove, de forma célere, o Projeto de Lei 309/2011, de modo a garantir o fortalecimento do curso de Ciência da Religião”, afirmou Maria Mendonça, ao ressaltar a importância da discussão.

“Quero agradecer à deputada Maria Mendonça por trazer tão oportuno tema para a Alese, a partir de compromisso firmado durante simpósio ocorrido na UFS, em meados de março”, destacou o professor-doutor Eduardo Calvani, que é chefe do núcleo de graduação na área, observando que é preciso estar atento e fazer com que se reflita sobre um fenômeno sempre presente em todas as segmentações.

Presentes – Além dos já citados, também, participaram da audiência pública os pastores Valdemar Araújo, Luciano Gusmão e Ronaldo Sales e o professor Anderson de Araújo Reis, que representou a Secretaria Estadual de Educação.

Leia também