Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Estão abertas as inscrições do concurso Pesquisar e Conhecer (Foto: Divulgação)

ZikaZero

Direcionada a todo o sistema educacional brasileiro, a iniciativa objetiva originar ações que promovam o combate ao mosquito

A partir desta segunda-feira, 23, escolas públicas e privadas de todo o país já podem inscrever seus trabalhos no concurso Pesquisar e Conhecer para Combater o Aedes aegypti. Iniciativa do Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Ministério da Saúde, o concurso escolherá vídeos de até 90 segundos que apresentem, de forma criativa, os trabalhos desenvolvidos nas escolas brasileiras no combate ao mosquito Aedes aegypti.

O período de inscrição segue até o próximo dia 31, e cada unidade escolar poderá inscrever apenas um vídeo em cada categoria (pública e privada), e nível de ensino (educação infantil, ensino fundamental anos iniciais, ensino fundamental anos finais, ensino médio e técnico e graduação).

O material deverá ser produzido por uma equipe formada de um professor ou educador responsável e até três alunos, e as imagens devem ser captadas por meio de aparelhos de telefone celular ou câmeras fotográficas domésticas que apresentem boa qualidade de imagem e som.

Em Sergipe, o Governo do Estado tem desenvolvido um trabalho contínuo de prevenção e combate ao mosquito transmissor de doenças como a dengue e o zika vírus, por meio da Brigada da Educação Contra o Aedes, da Secretaria de Estado da Educação (SEED), em parceria com outros órgãos e Secretarias.

De acordo com o coordenador da Brigada, Jorge Costa, durante o período da ação nas escolas da rede estadual os estudantes vêm realizando diversas atividades, como produção de cartazes e vídeos, caminhadas e mobilizações, dentre outras.

“O concurso é de suma importância para a divulgação dos trabalhos produzidos pelos estudantes, o que é positivo tanto para mobilizar a comunidade e os colegas da escola quanto para combater o vetor”, ressalta Costa.

Vencedores

O concurso será divido em duas etapas, uma regional e a outra nacional. Na primeira etapa, o Ministério da Educação indicará uma equipe de especialistas que escolherá os cinco melhores vídeos de cada categoria e nível em cada unidade da federação.

Esses cinco finalistas de cada categoria serão submetidos a uma comissão julgadora final, composta por membros indicados pelo MEC e parceiros do Pacto da Educação Contra o ZiKa, a qual indicará o vencedor de cada categoria e nível por estado.

Na Categoria Rede Privada será escolhido um vencedor por nível em cada unidade da federação, e na Categoria Rede Pública serão escolhidos dois vencedores por nível em cada unidade da federação.

Na segunda etapa, os vencedores de cada nível e categoria de todas as unidades da federação concorrerão entre si para que se selecionem os vencedores nacionais. Cada categoria/nível terá dois vencedores: um escolhido pela Comissão Julgadora Final, indicada pelo MEC, e outro escolhido por Júri Popular.

Para mais informações acesse o link http://zikazero.mec.gov.br/, ou entre em contato através do e-mail pesquisareconhecer@mec.gov.br.

Assessoria de Comunicação da SEED

Leia também