Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Hospital de Lagarto atende 40 vítimas de quedas no final de semana (Foto SES)

LAGARTO 1

O número de  pacientes que sofreram  algum tipo de queda  e foram atendidos no Hospital Regional  Monsenhor João Batista de Carvalho Daltro (HRL), em Lagarto, na região Centro-Sul de Sergipe, registrou novo aumento no último final de semana e, mais uma vez, foi superior ao de vítimas de violência no trânsito.

De acordo com os dados cadastrados no Sistema Integrado de Informatização do Ambiente Hospitalar (Hospub), do Ministério da Saúde (MS),  entre a sexta-feira, 20, e o domingo, 22, o HRL  assistiu 516 usuários  do Sistema Único de Saúde (SUS),  entre atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos e cirúrgicos.

Deste total,  40 pacientes  foram atendidos no Pronto Socorro da unidade  após sofrerem quedas de vários tipos (da própria altura,  de escada e telhado, etc). Esse número foi 11,1%  maior  que o registrado no  fim de semana anterior, entre os dias 13 e 15 deste mês,  quando o Hospital Regional assistiu 36 vítimas de quedas.

Também entre a sexta-feira e o domingo  passado, o HRL atendeu 22 vítimas de violência no trânsito, sendo que 19 delas por  acidentes  motociclísticos, outras duas se envolveram em  acidentes automobilísticos, e outra vítima deu entrada no Pronto Socorro após ser  atropelada.

Entre os atendimentos registrados no último final de semana, o HRL  assistiu, ainda, duas vítimas de agressão física e  uma de queimaduras por fogos de artifício. Também neste período, três pacientes deram entrada na unidade vítimas de ferimentos por arma branca, dois pacientes por intoxicação, dez por  traumas diversos, três sofreram picadas de animais e um foi assistido na unidade após mordida de cão.

Cobertura

O Hospital Regional de Lagarto é responsável por garantir cobertura assistencial a uma população estimada em 250 mil habitantes, oriundos dos seis municípios que integram a Microrregião Centro-Sul de Saúde – Lagarto, Salgado, Simão Dias, Poço Verde, Riachão do Dantas e Tobias Barreto. No entanto, devido à sua localização estratégica, o HRL atende, ainda, pacientes advindos de outras regiões do Estado, como Campo do Brito e São Domingos, no Agreste, Boquim e Estância, no Sul sergipano, além de municípios baianos circunvizinhos e que fazem divisa com Sergipe, como Paripiranga, Adustina, Nova Soure, Itapicuru, Cícero Dantas, dentre outros. O HRL presta assistência nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia, Pediatria, Ultrassonografia, Nefrologia e Terapia Intensiva, dispondo de uma UTI com dez leitos.

Fonte: SES

Leia também