Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Programa de visitas do Hemose leva conhecimento para alunos (Foto ascom)

Webersangue

Estudantes do 5º período do curso de Biomedicina da Universidade Tiradentes (Unit) participaram de uma visita técnica ao Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), na última sexta-feira, 20. A atividade educativa teve como objetivo apresentar a instituição para que os alunos conheçam os ciclos do doador e do sangue, além de fomentar a importância social da doação e do cadastro de medula óssea.

Eles foram recebidos pelos gerentes Rozeli Dantas, da Captação de Doadores, e Weber Teles, do Ambulatório do Hemocentro.  “A visita reforça a parceria do Hemose com as instituições de ensino no sentido de contribuir com o aprendizado e, ainda, colaborar para a formação de multiplicadores de informações sobre a importância do ato regular da doação de sangue”, avaliou Rozeli.

Segundo Weber Teles, a hematologia é uma área que estuda os elementos do sangue e que tem despertado o interesse dos alunos. “Alguns especialistas consideram esse segmento em ascensão devido ao vasto campo de atuação para o biomédico”, acrescentou ele, responsável por prestar informações técnicas relacionadas ao serviço.

O grupo conheceu o ciclo de coleta, produção e processamento do sangue para separação dos hemocomponentes, a sorologia e o controle de qualidade. Também tiveram contato com diversos setores e áreas de potencial atuação do biomédico, como biologia molecular e imunohematologia, para que eles entendessem como funciona a gestão desse tipo de serviço.

A atividade é um complemento as disciplinas Hematologia Clínica e Banco de Sangue. A professora Wanessa Lordêlo ressaltou que a visita proporcionou a vivência técnica para conhecimento da rotina de um centro de hemoterapia. “Através dessa atividade o aluno pode ter uma experiência profissional, conhecendo mais um importante campo de atuação do profissional da biomedicina”, avaliou.

Agendamento

O Hemocentro de Sergipe disponibiliza para o público os serviços de agendamento de campanhas para doação de sangue, cadastro de medula óssea e visitas técnicas. Para saber como realizar as solicitações basta entrar em contato com o Serviço de Captação de Doadores. A unidade funciona diariamente, de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h.

Ascom SES

Leia também